TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Quinta do Pontal, além do pôr-do-sol

A minha experiência num dia de quinta-feira no Pontal da Barra foi bem saborosa. Encontrei a Rosângela de Souza Filgueira, do tradicional Bar do Sebo, que passou um tempo fechado, e agora abriu as portas para a gente assistir o pôr-do-sol e saborear lambreta, também conhecido como marisco redondo, que de tão bom, se amostra. O molusco é pescado no mangue dentro da lama pelos pescadores, e o trabalho de limpeza é pesado, porque não pode ter um grão de areia, mas a Rosângela faz isso muito bem. Depois é cozido com pouca água, sal, vinagre ele vem escoltado pelo próprio caldinho da lambreta e vinagrete.

Lambreta com vinagrete é a atração principal no Bar do Sebo no Pontal da Barra

Como é bom viver essa experiência no  bairro das rendeiras com seu colorido do bordado do filé nas casas. Mas você precisa saber, Quinta do Pontal é um projeto para levar os alagoanos e turistas até o bairro beijado pela Lagoa Mundaú no período noturno.

O projeto “Quinta do Pontal” é uma parceria entre Associação das Artesãs, Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú/ Manguaba, Associação dos Moradores do Pontal com Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Sebrae Alagoas para o alagoano e o turista viver a experiência cultural do bairro.

Pôr-do-sol no Pontal da Barra

E prepara-se que nesta quinta até o mascote do Pinto da Madrugada vai desfilar pelas ruas e ainda tem o city tour Pé Na Rua Maceió com os guias de turismo Fabricia Barreto e Tiago Camilo. A dupla  vai incorporar os personagens de rendeira e pescador para contar a história do bairro do Pontal da Barra. Segundo a guia de turismo, Fabrícia, o bairro das bordadeiras de filé desde 2014 é patrimônio cultural imaterial de Alagoas pela importância em expressar a cultura e tradição, a ancestralidade de várias gerações.

Quinta no Pontal tem apresentações culturais

“Esse bairro teve sua origem registrada a partir de 1792, mencionado pelo Vigário Manoel José Cabral na caderneta e lá ele quantificou 30 edificações neste bairro, localizado nas margens da Laguna Mundaú aqui era a estrada hídrica, por onde vinham as embarcações com produtos para serem embarcados em Jaraguá como açúcar, algodão, madeira, fumo entre outras”, conta a guia que além da caminha pelo bairro também tem parada no Bar do Sebo e no Restaurante Mãe Filho para abastecer o estômago.

Colônia dos Pescadores agora é a vitrine do bordado de filé no Pontal da Barra

Para quem gosta de comprar artesanato e filé é uma boa pedida as lojas ficam abertas com toda diversidade para cama, mesa e moda. Já na Colônia de Pescadores é a vitrine do bordado de filé, uma tradição bem alagoana.

Quinta no Pontal, vamos!

Sururu, tradição alagoana também presente na Quinta do Pontal

Rota: Quinta no Pontal

Todas as quintas a partir das 17h com apresentações  flocloricas.

Mais informações com Valéria (presidente da Associação das Artesãos): (82) 82 9322-3162/ Bar do Sebo funciona nas quinta -feira às 17h/ Sexta e sábado as 12h/ Telefone: (82) 98827-5722

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/