TOPO
Destaques Receitas

Arroz no Paraíso

Alagoano de coração, o  chef Jorge Bandeira  (@jorgebandeira) do Le Corbu (@restaurantelecorbu) é um pesquisador das diversas tendências e histórias da culinária pelo mundo afora. Incansável buscador de conhecimento, ele está sempre às voltas com as novas tecnologias e os livros, o tempero essencial de sua cozinha.  E cada receita criada pelo chef vem recheada de histórias, todas contextualizadas com ingredientes da culinária alagoana e nordestina.

Chef Jorge Bandeira do Le Corbu traz os ingredientes alagoanos e nordestinos para sua cozinha

No restaurante Le Corbu, a técnica pode ser francesa, oriental, italiana, mas muitos ingredientes são nossos. Na cozinha do chef tem mel de engenho, macaxeira, inhame, queijo coalho…Neste blog de segunda-feira, compartilho uma das receitas do meu livro Receitas das Alagoas. Nela, Bandeira apostou no arroz brasileiro, adicionou frutos do mar e da lagoa, como o sururu. O vermelhinho da cor é do colorau.

Diferente de outros chefs, Jorge Bandeira não tem tradição de cozinheiros na família. Sua profissão de piloto o levou a novas experiências gastronômicas, mas foi na Argentina que ele encarou o fogão. Os programas de culinária na TV foram a sua primeira escola. Anotava os ingredientes e reproduzia a receita. Essa história resultou no Le Corbu, que já está há mais de 24 anos no mercado de restaurantes de Maceió e é referência em unir a gastronomia do mundo ao que há de melhor na nossa região.

Arroz do paraíso receita do meu livro com camarão’, sururu, lula e camarão

Arroz do Paraíso

Ingredientes para o caldo de peixe:

1 kg de aparas de peixe

150 g de cebola

150 g de cenoura

150 g de aipo

50 g de manteiga

200 ml de vinho branco seco

1,5 litro de água

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga. Junte o mirepoix ( cebola, aipo e cenoura ) e refogue por alguns minutos. Acrescente o peixe e continue mexendo.

Deglace com o vinho branco e deixe evaporar o álcool.

Cubra com água e adicione o restante do urucum (opcional), deixando cozinhar por uns 50 minutos a fogo baixo.

Retire sempre as espumas que vão se formando na superfície. Reserve.

Ingredientes do arroz

3 xícaras de arroz

1/2 xícara de cebola

2 bananas compridas em rodelas

4 dentes de alho

5 colheres de azeite

9 xícaras de caldo de peixe

1 colher de sopa de colorau

1/4 de pimentão vermelho, sem pele, cortado em tiras

1/4 de pimentão amarelo, sem pele, cortado em tiras

24 camarões

4 tentáculos de polvo

200 gr de sururu pré-cozido

200 gr  de lula em anéis

Em uma panela,  aqueça o azeite para dourar os dentes de alho e retire. Adicione a cebola picada e deixe ficar translúcida. Coloque metade do colorau e a  pimenta do reino moída na hora. Mexa bem, agregando o restante dos ingredientes para cozinhar por alguns minutos. Retire e reserve, com exceção dos pimentões.

Refogue o arroz e retorne os ingredientes à panela, incorpore ao arroz. Adicione as bananas em rodelas, o caldo de peixe com o restante do urucum e deixe cozinhar. Verifique o sal e pimenta.

Quando estiver pronto, sirva regado com um pouco de azeite extravirgem.

«

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.