TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Os sabores na estrada de Campo Alegre

Janeiro é tempo de férias, e muita gente está viajando para curtir o turismo alagoano do mar ao sertão. Neste caso, lembre-se da máscara e álcool gel, além de ter muita atenção na estrada, em especial para quem viaja rumo ao Agreste e Sertão, fica ligado na rodovia AL 220 km 36, na cidade de Campo Alegre. Quando avistar o galpão da antiga rodoviária com o nome Empório Alegre (@alegreemporio), pare! Neste cantinho tem de tudo: do bolo caramelizado de macaxeira até o Camarão Alagoano Bar das Ostras. Uma variedade de comidas em 11 quiosques e duas fábricas (uma de bolo, queijos, doces, e uma de polpa de frutas).

Quem comanda o espaço gastronômico e cultural (também tem artesanato com esmero) são 52 mulheres empreendedoras do município, que encontraram na culinária a felicidade.

Bolo de milho na palha, outra delícia da fábrica de bolos

Conheci o Empório Alegre em 2019. O projeto é uma parceria da prefeitura com a Caixa Econômica, e de lá pra cá fiquei apaixonada pelo bolo de macaxeira caramelizada. Quando a gente passa pelo local, não tem noção da riqueza culinária que se encontra por lá, além dos produtos do campo e artesanato. Na frente, o milho assado e cozido dão as boas vindas aos visitantes.

Bolo caramelizado de macaxeira do Empório Alegre

É um mundão de comida: sorvete, açaí, risotos, saladas, massas, caldos, sushi, hambúrguer, cremes, sanduíches, espetinho, tapioca, crepe, wraps, cuscuz, gratinados regionais, doces, queijos e bolos. Cada cantinho com sua especialidade. Eu provei uma colher ou garfada de cada comida e, realmente, surpreendeu o meu paladar.

Acarajé com vinagrete de camarão do Empório Alegre

Todas as comidas são boas, com merecimento para acarajé com vinagrete de camarão, o creme de macaxeira do escondidinho de carne de sol com mistura de queijos e a lasanha de carne de sol. Os bolos de macaxeira caramelada e do milho na palha, são para presentear de tão bom que são. Não levam farinha de trigo, são fofos e muito saborosos. Ainda tem a produção do queijo coalho com orégano e o brasilac.

A sereia do mestre Zezinho, filho de Campo Alegre

Viajar por Alagoas está cada vez mais saboroso, o Empório Alegre tem sabor, história e afaga nosso coração na cidade de Campo Alegre, terra da Cachaçaria premiada Caraçuipe e do Zezinho, o artesão da Sereia mais famosa da praia da Pajuçara.

Detalhe da mesa com pratos da cozinha do Empório Campo Alegre

Rota Empório  Alegre

Preços a partir R$ 5,00 até R$ 50,00/ Aceita-se cartões

Funciona todos os dias das 7h até 20h

Às margens da AL 220 km 36 – Campo Alegre – AL/ Telefone: (82) 99914-2905

Fachada do Empório Alegre

«

»

2 comentários
  • Diego
    2 semanas Atrás

    Sempre passei ali e nao sabia dessa riqueza, da próxima vez que pedalar por ali com certeza vou parar e experimentar…

  • Inacio
    2 semanas Atrás

    Quanto rico foi sua matéria ,é com muita alegria que ao viajar por este destino deixo sempre reservado o período do almoço ou um lancha da tarde neste local , muito boa a iniciativa do gesto deste município, deveria ser replicado Brasil a fora , parabéns

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.