TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Tilápia de Água Branca

O inverno em Maceió é com sol, e nesta época do ano, uma das minhas viagens favoritas é para o Sertão, mais precisamente na cidade graciosa de Água Branca, onde o frio faz moradia no seu histórico de casarios coloniais.  A neblina encobre os morros e o clima nem lembra Sertão. Quem viaja até lá deve conhecer o restaurante Aconchego, o melhor lugar para saborear frutos do mar em pleno região árida. Com ênfase para a tilápia (peixe do Rio São Francisco), empanada e preparada no capricho pela simpática Aparecida Barros, a célebre Cida.

Na cidade histórica de Água Branca no restaurante Aconchego tem a melhor tilápia do Sertão

Restaurante Aconchego tem a melhor tilápia do Sertão em Água Branca

Para Cida, cozinhar é um ato de amor. De fato, por exemplo, a tilápia empanada é apaixonante. Casquinha crocante, peixe macio e suculento na medida certa.  Também merece aplausos o purê de batatas, bem fofo (a composição leva manteiga e um pouco de leite natural – produzidos nas pequenas propriedades rurais da região). Divino, como se fazia antigamente.

Aconchego está na segunda edição do meu Guia de Gastronomia Popular Alagoana, da Editora Graciliano Ramos. Quem ainda não comprou ainda, aproveita para adquirir e viajar pelos sabores alagoanos.

Fritada de camarão com purê de batata feita no capricho pela Aparecida

Imperdível também: fritada de camarão com purê de batata feita no capricho pela Cida

Rota Aconchego

Preço: de R$ 30,00 até R$ 80,00 (pratos para duas pessoas);  aceita-se cartão.

Funciona de terça à quinta, das 10h às 15h30, e das  18h30 até as 22h / domingo até as 16h / Segunda-feira sob consulta.

Rua Cônego Nicodemos, 7 – Centro de Água Branca  (próximo à Igreja do Rosário) – telefone: (82) 3644.123

 

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Nide Lins, sou totalmente suspeito para falar dessa cidade encantadora, origem da minha família “LUNA”, “TORRES” e “BARROS”. E falar no Restaurante “Aconchego” é falar de cozinha da minha mãe Dulce. Parabéns por mais esta reportagem. Sou seu leitor fiel em seu Blog. Sugestão para próxima é mostrar as Fotos de Água Branca no período de Inverno. Os leitores não vão acreditar que são fotos do Alto Sertão de Alagoas. Precisamos mostrar essa beleza para todos.

  • Círio Caetano
    8 anos Atrás

    Nide, Boa tarde,

    Moro em Goiânia, mais sou apaixonado por Alagoas, principalmente Maceió e cidades próximas, acompanho seu blog, parabéns.

    Abraços

    • Nide Lins
      8 anos Atrás
      AUTOR

      Muito grata Cirio, sempre bem vindo a Maceió. abraços

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/