“Minha vida é andar por esse país / Pra ver se um dia descanso feliz / Guardando as recordações das terras onde passei…” E digo mais: tenha amigos como Fátima, Valéria e Carl, que te levam para lugares incríveis em Alagoas, onde se pode provar as tradições das comunidades rurais. A primeira parada é no Sabor Caseiro, no Assentamento Conceição, em Porto Calvo, e a segunda é no Barracão da Bica, na fazenda Cachoeira em Maragogi. Gostou? Então vem comigo conhecer essa história bem saborosa.
Sabor Caseiro, Porto Calvo
O restaurante Sabor Caseiro fica na beira da estrada do Assentamento Conceição. Lá, as tradições emanam energias saborosas: no fogão a lenha, os feijões carioquinha e preto cozinham no tempo certo, acompanhados de maxixe, chuchu, batata, abóbora e charque. Essa é uma tradição da família de Gilda Lima, mas minha amiga Valéria logo recomendou provar o arroz preparado com soja. E realmente é bom, bem temperadinho, dividindo o estrelato com os feijões da casa.
Sabor Caseiro: comida simples e muita saborosa
Entre as proteínas, é possível pedir um pouco de cada para experimentar tudo: galinha e carne guisadas. Já a bisteca e a costela, preparadas na churrasqueira, são as grandes estrelas do Sabor Caseiro. Para acompanhar, vêm o purê, arroz com soja, macarrão e saladinha. Tudo com tempero caseiro, preparado pelo time de mulheres, além de Gilda, Daiane, Edna e Gilvânia, que mantêm as tradições da cozinha rural com muito sabor.
Porto Calvo: Restaurante Sabor Caseiro no Assentamento Conceição: (82) 99411-9592 🥘
Fazenda Cachoeira, em Maragogi
Depois de Porto Calvo, a viagem segue até a centenária Fazenda Cachoeira, em Maragogi. Não há placa indicando o restaurante Barracão da Bica, mas a entrada fica onde está sendo construído o aeroporto da cidade. Chegar não é tão difícil, mas o GPS ajuda – e, claro, é bom anotar o telefone do Nielson (82 99177-7230) para ligar e encomendar a galinha de capoeira com pirão e farofa d’água.
Tradição: galinha de capoeira, farofa d´água, pirão, arroz e saladaO Barracão da Bica guarda a história da Fazenda Cachoeira, um cantinho onde ex-funcionários da Usina São Gonçalo ainda moram. Ali há, além das casas, uma igreja de 1851 e uma vendinha do avô de Nielson, o Sr. Francisco, com direito a caderninho com os nomes e débitos da comunidade. Essa tradição é mantida desde o tempo em que o Sr. Francisco, conhecido como “barraqueiro” – nome dado aos que tinham mercadinho para vender de tudo aos trabalhadores da Usina –, liderava o negócio.
O cardápio do Barracão da Bica é variado, mas a estrela da casa é a galinha de capoeira com pirão, arroz e salada. E, claro, a famosa farofa d’água, uma tradição que não vai ao fogo: é preparada com água quente, misturada aos poucos com farinha até formar a farofa, finalizada com coentro e cebola. A dica é pegar o molhinho da galinha e adicionar por cima da farofa – o final é muito feliz.
Viajar por Alagoas é bom demais. Fátima Aguiar, Valéria Rijo e Carl William são amigos que o Sebrae me deu de presente, e andar com eles é sempre garantia de histórias saborosas para contar em uma mesa alagoana cheia de tradições e sabores.
Maragogi: Restaurante Barracão da Bica: (82) 82 99177-7230
Visits: 19
Comentários desse post