Certa vez, encontrei o teatrólogo Homero Cavalcante, o famoso Homerinho, que me contou uma receita “bruta” — termo que usou para expressar a simplicidade dos ingredientes e do modo de preparo. “É uma fritada de cebola com sabor de camarão”, disse o alagoano, que, ironicamente, é alérgico ao crustáceo. A receita, herdada de sua avó Sinha Nina, trazia o sabor do proibido com muito prazer. Segui direitinho todas as dicas que ele mandou pelo celular. Apenas dois ingredientes são mais caros: o azeite e a manteiga, ambos usados em pequenas quantidades. Além da cebola, a estrela do prato, há coentro, tomate, pimentão, ovos, sal e pimenta-do-reino.
Antes da receita, um pouco sobre Homerinho. Ele carrega consigo a história do teatro alagoano. Ao lado da atriz Linda Mascarenhas (falecida) e do ator Ronaldo de Andrade, Homerinho — ator, diretor e dramaturgo — foi um dos fundadores da ATA (Associação Teatral das Alagoas). Além de seu talento no palco, o grande ator também preserva receitas afetivas, como a fritada de cebola, uma iguaria simples, mas surpreendente pelo sabor de camarão, apesar da ausência do crustáceo.
Ingredientes:
3 cebolas brancas grandes
1 xícara de tomate picado
1 xícara de pimentão (verde, vermelho ou ambos) picado
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
3 ovos
1 colher de azeite
1 colher de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1. Corte as cebolas em rodelas grossas. Cozinhe-as em água com sal até ficarem transparentes e reserve.
2. Em uma panela, aqueça o azeite e a manteiga. Adicione o tomate, o pimentão, o coentro, a cebolinha, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até secar um pouco. Em seguida, acrescente as cebolas e misture bem. Transfira para uma travessa.
3. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve (pode usar uma batedeira) e, em seguida, adicione as gemas.
4. Coloque uma colher das claras em neve sobre os legumes e misture delicadamente.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Quando a fritada estiver dourada, estará pronta para ser servida, acompanhada de arroz branco ou pão.
Visits: 1981
Comentários desse post