TOPO
cozinha de boteco Destaques

Vamos abraçar dona Lourdes

Hoje acordei com desejo de abraçar dona Lourdes, porque ela tem uma linda história. Recentemente perdeu o filho, e imagino o quando dói no coração de uma mãe, sepultar um filho. Resolvi indicar mais uma vez o restaurante dela, em Marechal Deodoro, que há mais de 30 anos traz alegria para Alagoas, agora chegou a nossa vez de retribuir esse amor, indo lá e pedindo o que mais apetece ao nosso coração. Eu amo a galinha ao molho pardo.

Meia porção de galinha cabidela. Foto da chef Simone Muniz

A simpática Lourdes comanda com maestria as panelas do seu modesto restaurante, endereço certo da culinária regional, feita no capricho. E parte de seu sucesso vem da galinha ao molho pardo. A fama da iguaria deve-se ao molho encorpado, de textura aveludada e sem acidez. Temperada com ervas como hortelã, manjericão e folha de louro, a galinha velha garante o sabor perfeito. Para acompanhar, arroz com açafrão, feijão caseiro, farofa e salada crua. Uma dica: misture o molho à farofa e coma sem cerimônia. Dona Lourdes aprendeu a usar novos temperos, como açafrão e salsinha, durante o período em que viveu em São Paulo, trabalhando como cozinheira. “Meus clientes chegam ao restaurante e pedem o arroz de capim, por causa do açafrão”, diz.

Chef Simone Muniz já foi levar seu abraço para dona Lourdes e Patrícia

Durante a temporada fora de Alagoas, Lourdes comandou a cozinha de gente famosa, como o apresentador da TV Globo Jô Soares. “Um dia, resolvi mudar a minha vida e fui morar em São Paulo. Fiz o cadastro numa agência e consegui um trabalho de cozinheira. Preparei comida para Jô Soares, Vanusa, Carlos Alberto da Nóbrega. Foi uma época boa, embora vida de artista seja uma loucura, sem horário certo para comer”, recorda.

Com dona Lourdes, nossa dama da gastronomia alagoana em Marechal Deodoro

Rota: Restaurante da Lourdes

Preço: Meia porção a partir de R$45,90 (para duas pessoas)/ Aceita cartão

Rod. Edval Lemos, s/n, povoado Pedras, Marechal Deodoro-AL

De terça a sexta-feira, das 11h às 15h; sábado e domingo, das 11h às 16h

Telefone: (82) 3263-1826

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Tallita Sanny
    2 anos Atrás

    Já quero urgente conhecer e também abraçar dona Lourdes! A comida me parece apetitosíssima!

    Obrigada por nos trazer novas opções e sabores por aqui, Nide!

  • Simone Lessa
    2 anos Atrás

    Nide, quando vim morar em Marechal Deodoro, há 3 anos, foi o restaurante de Dona Lourdes que me fez sentir abraçada pelos deodorenses. Essa casa é a continuidade de uma família tradicional e que preza pela boa cozinha. Parabéns pela entrevista. Ass. Professora Simone Lessa

  • Shay Amorim
    2 anos Atrás

    Melhor galinha cabidela do estado.. e os acompanhamentos completam o prato perfeitamente.. sem esquecer da cocada também feita por ela. Recomendo demaisssss!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/