TOPO
Destaques Evento

Festa peruana no Francês

A alagoana Paulette Bugarin e o chef peruano Randy Velasco, escolheram a praia do Francês da cidade de Marechal Deodoro para viver e empreender . O casal trouxe para Alagoas o Império do Ceviche (@imperiodoceviche.al), restaurante de comidas latinas que fica na Rua da Carapeba. Para celebrar as tradições do Peru, no dia 30, a partir de 17h30, eles vão preparar o “Pachamanca” prato típico da gastronomia milenar do Peru. A iguaria é feita num buraco no chão, onde se coloca a comida (guisado completo com legumes e várias carnes) cercada de pedras pré-aquecidas que ajudam a cozinhar.

O casal Paulette e o chef peruano Randy Velasco trouxeram as tradições peruanas para praia do Francês

Segundo Paulette, na receita “Pachamanca” entra, batata doce, milho, humitas (pamonha peruana doce) queijos frescos, carnes (filé mignon, coxa e sobrecoxa de frango, carneiro e carne suína). Cada prato leva em média 400 g de carnes com os acompanhamentos. Então, vamos embarcar neste sabor que é Patrimônio Cultural do Peru desde 2003.

O termo “pachamanca” vem das palavras quíchuas pacha, “terra” e manka, “pote”; portanto, seu significado seria “pote de terra”. No entanto, é importante mencionar que na língua aimará, o termo manca ou mankha significa “comida”, então um significado alternativo seria “comida da terra”.

Ceviche Mixto com filé de peixe branco fresco, camarões, polvo e lula

Mas enquanto dia 30 não chega, minha dica é saborear outras tradições peruanas, como, o “Ceviche Mixto. Preparado com filé de peixe branco fresco, camarões, polvo e lula banhados no “leche” de tigre (molho à base de pimenta e limão), mas tem pouca acidez. Os pescados vêm escoltados por batata doce aromatizada na calda de tangerina (faz toda diferença). Destaque para  os grãos de milho torradinhos, peruano “cancha” e milho verde.

“Tallarin a la huancaína”, uma grata surpresa ao paladar

O molho do macarrão é chamado de huancaína, feito à base de aji amarillo (pimenta amarela), não arde, é aromática e agrega mais sabor à receita peruana. Para fazer o molho, retira-se a semente da pimenta e a doura na cebola. Em seguida, leva-se para o liquidificador junto com leite e queijo branco, e bate, então fica pronta para ser misturada na massa. É bom não, se mostra, e não sentimos ardor, apenas o sabor cremoso e bom. Detalhe, o freguês pode escolher outra proteína, como frango, frutos do mar…

Pisco Sour (uma espécie de caipirinha peruana), que tem como base limão e o pisco, uma aguardente de uva

Rota: Império do Império do Ceviche – Evento – “Pachamanca”

Dia 30 de julho, início da preparação17h30/Horário que será servido o jantar :19:30
Preço: Individual R$ 119,90/ 2 pessoas – R$ 199,90

Funcionamento do restaurante – das 12h às 23h, todos os dias, apenas na quarta é preciso fazer reserva

R. Carapeba (de frente ao Moia) – Praia do Francês/Telefone: 82 99971-6917

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/