TOPO
Destaques Feira Livre

Vamos de amendoim da Galega?

Na sua festa junina, acrescente amendoim cozido, que eu adoro em qualquer época do ano. E gosto muito do que é preparado pela Galega da Feirinha da Jatiúca, ela tem doutorado em fazer o grão no capricho. Para ficar na textura certa, o amendoim fica duas horas cozinhando. E tem todo dia, já é uma tradição. “Tem a quantidade de água certa para cozinhar o amendoim”, conta alagoana de Palmeira dos Índios. São cerca de 10kg do grão por dia, e, se a gente chegar tarde, corre o risco de não encontrar nenhum para comer.

Amendoim da Galega, bom em qualquer época do ano

“Eu nasci no mercado”, conta alagoana Maria de Fátima, conhecida como Galega, no auge dos 67 anos, 45 deles dedicados ao mercado público, como a Feirinha da Jatiúca, onde mantém sua barraca. Lá é fácil de achar, fica na esquina, e chama a atenção pelo colorido das plantas, pimentas, flores e ervas que se misturam ao aroma dos temperos. Mas é o amendoim cozido, daqueles para comer a perder de vista, a estrela da casa.

Amendoim da Galega na Feirinha da Jatiúca

O amendoim é cozido na água e sal e quando o fogão de carvão chega ao fim é porque já está bom. O segredo? Galega, diz que é amor. “Sempre fui feirante. Comecei vendendo plantas e verduras, depois acrescentei o amendoim e o povo gostou”.  Ela tem cinco filhos e 14 netos,

Pimentas da barraca da Galega

E ela entende de tudo. Com a cebolinha branca se faz um lambedor poderoso, e sabe onde encontrar de tudo na barraca. “Essa pimenta vermelha é malagueta, mas é doce, prove!”, diz a Galega. Segui sua dica e, realmente, é um doce com leve ardor. Ao lado dela tem outro pé de pimenta roxinha, a qual ela adverte que “esta é fogo”.

Colorido das pimentas da Galega

Rota: Amendoim da Galega/ Feirinha da Jatiúca

Preço: A partir de R$ 5,00/ Aceita-se cartões e tem delivery

Telefone: (82)98872-6654/ 98809-5442

R. Ernesto Gomes Maranhão, 1295 – Jatiúca

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/