TOPO
Destaques Receitas

Culinária peruana em casa

O curso Técnico de Gastronomia do Senac é uma viagem pelos sabores do Brasil e do mundo, e assim eu conheci a receita Cau Cau de Mariscos, uma tradição peruana. Quando li os ingredientes, achei que não iria gostar, porque não levava coentro, contudo o resultado final foi maravilhoso e resolvi compartilhar com vocês, mas antes da receita, segue uma dica para quem deseja desvendar a culinária do Peru: o chef peruano Randy Velasco, do Império do Ceviche (@imperiodoceviche.al), vai até o seu doce lar para preparar banquetes com as tradições culinárias do país latino.

A história do chef peruano Randy Velasco com as panelas, começou cedo, aos 16 anos ele foi para a cidade peruana Lima, para cursar a universidade de medicina veterinária, mas como estudava pela manhã, no outro horário começou a trabalhar em restaurantes, e assim o destino deu outro rumo a sua vida, chef de cozinha formado pela Le Cordon Bleu, também em Lima.

Randy, chef peruano, também prepara jantares tradicionais peruano nas residências. Na foto com sua esposa Paullete

Randy já rodou o mundo cozinhando, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Panamá, Malta e Espanha.  Agora, na praia do Francês ao lado da amada Paullete, comanda o Império do Ceviche, e ele também pode ser chef na sua casa, basta contratar,  então anota o número: (82) 99971-6917

Cau cau de Mariscos, tradição peruana

Receita Cau Cau de Mariscos

Ingredientes

1 cebola

2 dentes de alho

200ml de caldo de peixe

1/2 xícara de folhas de hortelã picadas

Sal e pimenta, dedo de moça a gosto

Azeite

Pimenta do reino e dedo de moça a gosto

50g de ervilhas cozidas

1 cenoura cozida, em cubos

2 batatas cozidas, em cubos

50 gr de lulas

100 gr de camarão

50 gr de mexilhões (substitui por maçunim)

05 gr cúrcuma

10 gr páprica picante

2 folhas de hortelã (picadas)

Para o caldo de peixe

Cabeça e rabo de peixe

Cebola

Coentro

Ingredientes da receita Cau cau de Mariscos

Modo de preparo do caldo

Na receita não diz como fazer o caldo de peixe, e na aula do Senac, a gente tem que pensar, então segui a receita que faço em casa. Coloque água para cobrir a cabeça de peixe, acrescente cebola e coentro. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos. Desligue o fogo e deixe reservado.

Cozinhe cenoura e batata em cubos, mas deixe al dente. Reserve

Numa panela refogue a cebola e o alho no azeite com páprica e cúrcuma. Adicione o camarão, quando mudar de cor  apenas para dar sabor na preparação. Retire para não ficar borrachudo.

Adicione o caldo de peixe, cenoura e batata (cozidos), lula, macunim, ervilha e acerte o sal.

Retire duas colheres do caldo, apenas o suficiente para dissolver o amido (Maisena) e adicione no preparo do caldo, misture, coloque o camarão, veja se o sal está bom, desligue e finalize com hortelã picada. O Cacau está pronto, sirva com arroz.

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/