TOPO
Destaques Mais acessados

Pãozinho de queijo, receita campeã de março

Para quem ama uma receita sem glúten, a do pãozinho de queijo foi a campeã de acessos do meu blog no  mês de março, com 15.170 vizualizações. A receita é do curso técnico de Gastronomia do Senac Alagoas (@senacalagoas), que ensinou a fazer a tradição mineira na aula de cozinha brasileira. O segundo lugar foi para o acarajé da La Zuka (@la.zuka), com  3.361 curtidas e, em terceiro, o rocambole de torresmo do boteco Torresmo’s Bar Petiscaria (@torresmosmcz), com 2.379 acessos. Vamos recordar os mais lidos de março:

Receita de Pãozinho de queijo – De segunda a sexta, das 18h às 23h, sou aluna do curso técnico de Gastronomia do Senac. Estou amando a nova rotina, embora, na sexta, viro pó. Lá, além de aprender técnicas, receitas, a gente faz tudo, e só sai da cozinha com tudo limpo. Cada dia tem receitas da cozinha brasileira para serem testadas, executei várias, mas como sou apaixonada pela culinária mineira, selecionei o pãozinho de queijo Patrimônio Imaterial de Minas Gerais para compartilhar com vocês. Até porque não consegui uma receita legal da tradição mineira, e a do Senac ficou perfeita, aliás todas as bancadas acertaram sob a mira da competente e exigente professora Priscila Brandão. Recomendo o Senac Gastronomia de olhos fechados, fique ligado que em agosto deve ter nova turma para o Curso Técnico de Gastronomia

Pãozinho de queijo

Receita do curso Técnico de Gastronomia do Senac

Ingredientes

150 ml de leite de vaca

50 gramas de queijo parmesão

125 gramas de queijo minas meia cura

150 gramas de polvilho doce

150 gramas de polvilho azedo

1 ovo

40 mililitros de óleo

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Junte o leite ao óleo e leve à fervura.

Derrame sobre a mistura o polvilho já com sal para escaldar. Mexa com uma colher.

Com a mão, sove a massa até que fique bem úmida.

Quando amornar, acrescente o ovo inteiro. Sove para homogeneizar.

Acrescente os queijos ralados.

Solve até a massa ficar macia e aveludada.

Divida a massa e faça as bolinhas.

Pré aqueça o forno a 180 graus e asse o pão de queijo de 30 a 35 minutos até ficar dourado.

_______________________________________________________________________________________________

Aprovado: acarajé congelado do Empório La Zuka

La Zuka: Ganhei acarajé congelado do Empório La Zuka (@la.zuka). A tradição baiana vem com sururu com dendê, camarão defumado, vatapá e caruru, bem prático para comer em casa. Bolinho crocante, ótimos recheios e receita prática para fazer em casa, mas quem deseja ir até o empreendimento, que começou apenas com delivery na pandemia, tem loja na Jatiúca.  Além do acarajé, tem mix de comidinhas como pães artesanais, antepastos, doces, queijos, vinhos, massas e molhos.

O acarajé com os acompanhamentos tem validade de 90 dias. O preparo em casa é muito simples, os bolinhos vão ao forno convencional ou “air fryer” por poucos minutos ( informações mais precisas são encontradas nas embalagens).E os recheios, levados ao micro-ondas, chegam à consistência e temperatura ideal para servir. La Zuka: Funciona de Terça a sexta, das 10h as 19h/ Sábado, das 09h as 14h/ Telefone:  82 99308-3414/ Rua Dr. Augusto Cardoso, 11 – Jatiuca (em frente ao antigo restaurante Grato)


Parece um rocambole, mas não é doce, é de carne suína, conhecido como torresmo de rolo

Torresmo’s Bar & Petiscaria : Parece um rocambole, mas não é doce, é de carne suína, conhecido como torresmo de rolo. Então, agende uma ou mais visitinha ao boteco batizado de Torresmo’s Bar & Petiscaria (torresmosmcz) e prepare-se porque é bom demais. A iguaria é a famosa barriga de porco com direito a sua gordurinha e pururuca (casquinha) pra lá de crocante e deliciosa.

Além do torresmo de rolo, a casa tem almoço executivo, com destaque para o guisado paulista (acém ou músculo) com seu caldinho e com direito a dois acompanhamentos. Eu escolhi o clássico, arroz refogado e feijão preto. Nos dias de sexta e sábado tem feijoada que,  segundo meu provador oficial, Rodrigo, é bom demais, principalmente a costelinha suína que se desmancha na boca. Torresmo’s Bar & Petiscaria: Funciona: segunda das 11h às 15h/ De terça a sábado, das 11h às 00h/  Av. Pio XII, 730- Jatiúca (por trás da nova loja da Felícia). Telefone: 82 98182-0009

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/