TOPO
Destaques Mais lidos

Homenagem ao Bahia, campeão de fevereiro

Com o título “Alagoas sem o sorriso do Bahia”, uma homenagem ao alagoano que há de 30 anos foi responsável pela melhor fritada de siri em Marechal Deodoro, foi o post do meu blog mais lido em fevereiro, com 11.344 visualizações. Todos ficamos triste com a partida do mestre do boteco, mas a família do patriarca segue firme o seu legado e só nos resta continuar saboreando a tradição. Em segundo lugar,  os “Sonhos doces da Juliana’, que conta a trajetória da confeiteira que abriu a loja  Yume Cakes (@yume.cakes), na Jatiúca , com 3.454 leituras. Em terceiro lugar, o pastel de estrada com a história bem sucedida da família da irmã Verônica, do Rei do Pastel (@reidopastel101), na cidade de Junqueiro,  2.364 acessos.

Melhor fritada de siri é do Bahia

Vamos recordar os campeões:

A partida do alagoano conhecido como Bahia nos deixou triste e a gastronomia alagoana de luto, mas o legado da melhor fritada de siri segue firme pela família. E cabe a nós continuar prestigiando o bar que fez história na cidade de Marechal Deodoro.  O câncer foi cruel e levou o alagoano mais arretado do universo, que dizia: “Sou primo do Barack Obama!”, na época, fizemos uma montagem do presidente dos EUA com Bahia comendo siri de coral, e ele colocou na parede do bar. São mais de 30 anos e a fritada de siri do Bahia não muda, continua generosa na quantidade de siri, sabor inigualável, carne do crustáceo bem molhadinha e envolvida numa camada de ovos batidos. Para escoltar, a tradição da cozinha alagoana, pirão de peixe (de lamber os beiços) e arroz. No tempero, apenas a carne do crustáceo cozida com um pouco de manteiga, tomate, cebola e pimentão. E o melhor na carne do siri: raramente se acha a casquinha do bichinho das lagoas.

O bom humor era a característica do Bahia

O bom humor era a característica do alagoano, que também adorava desafiar: “se alguém achar um siri sem coral ganha uma cerveja”. E ninguém nunca ganhou porque o siri tem sempre coral. Bahia utiliza a “tecnologia” ambiental: são seis viveiros grandes, batizados de “freezer natureza”, onde são armazenados, aproximadamente, 150 siris em cada um. Para manter os crustáceos vivos, os viveiros são colocados na própria Lagoa Manguaba, ficando lá por até quatro dias. Para os siris não matarem uns aos outros, Bahia coloca folhas, que garantem a paz.

Bar do Bahia – Rod. Edval Lemos, s/n, povoado Pedras, Marechal Deodoro-AL Diariamente, das 9h às 18h/ (82) 99922-6319


Bolo de noiva podemos comer fora das festas de casamento

Meus amigos Patrícia Barros, João Dionísio e Érico Gomes me convidaram para comer doces, e claro, a dica do trio virou matéria, pois ela é boa e tem a história saborosa de Juliana Azevedo  famosa pelos bolos decorados com flores de açúcar. A alagoana agora tem um espaço para chamar de seu, Yume Cakes (@yume.cakes), na Jatiúca, e a gente pode degustar os bolos da confeiteira na proposta inusitada de sabores das fatias:  belga, verão siciliano, sonho de noiva e red velvet. Mas também tem seleção de salgados maravilhosos, como a empada de quatro queijos.

Menu degustação dos bolos da Juliana

Os sabores de fatias equivalem a um menu degustação dos bolos clássicos, e assim você pode decidir qual o seu predileto. No roteiro entra o de chocolate, o belga (com calda de licor e recheio de brigadeiro belga); o batizado de verão siciliano é bolo de limão com brigadeiro branco e geleia de frutas vermelhas, com leve acidez. Já o clássico red velvet, é a massa aveludada vermelha, com brigadeiro de cream cheese. E para finalizar, o sonho de noiva, que é o bolo de ameixa com vinho, recheio de brigadeiro de doce de leite.


Os famosos pasteis de Junqueiro com caldo de cana

Lembro-me como hoje, era janeiro de 2018, a caminho para Aracaju, umas 9 horas da manhã, eu sonhava com café quentinho e na longa estrada aparece um trailer com uma plotagem de pastel e caldo de cana de cana. Na época, propus para minha parceira de jornalismo, Alessandra Vieira, que em vez de café a gente tomasse um caldo de cana, claro, ela concordou. Não teve café, mas teve uma história para contar com caldo de cana e pasteis maravilhosos da irmã Verônica, uma mulher de fé do Rei do Pastel (@reidopastel101) na cidade de Junqueiro.

Rei do Pastel é rei de verdade, de sabores e de uma família para lá de simpática. Também é uma das 100 dicas do meu livro, 3ª Guia de Gastronomia.  A massa do pastel é elástica, gostosa e não embebida no óleo.  O de queijo coalho é bom, de carne moída, segue  a linha do pastel de vento (pouco recheio), mas também gostei, porque o tempero cola na massa a deixando saborosa.

Funciona todos os dias, das 5h até 17h/BR 101, depois da entrada da cidade de Cajueiro (sentido Maceió/Aracaju)/ Telefone: (82) 99699.2117

Caldo de cana bem gelado, melhor dica de verão

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/