TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Leidinha, pescadora de sonhos

8 de março, Dia Internacional da Mulher, só uma palavra resume bem essa nossa data: RESPEITO! E claro, nesse dia, lembro a todos e todas que no meu blog tem histórias de mulheres que transformaram a obrigação “lugar da mulher é na cozinha”, em sonho da independência, de ser dona do seu destino, do boteco, do bar, do restaurante, e da vida. Hoje vou apresentar Josileide, carinhosamente conhecida como dona Leidinha, nascida em Jequiá da Praia, pescadora. Da sua cozinha saem os pratos mais alagoanos, como peixada, pirão, camarão e carapeba. Tempero bom e simples que foi parar na coluna do jornalista e apresentador Zeca Camargo, da Folha de São Paulo, no último dia 2 de março.

Ledinha, força feminina, com o filho Alyson e o esposo Manoel na Lagoa do Jequiá

Com o título: “Descobertas infinitas em Alagoas”, ele conta sua experiência no passeio pelo lago gelado que culmina com almoço tradicional no povoado Ponta de Pedra aos pés da Lagoa da Jequiá.  “O segundo diferencial é o almoço preparado por dona Leidinh⁸a, que inclui um pirão dos deuses com acompanhamento do carapeba grelhado. Mas eu nem sonhava com isso ainda enquanto deslizava naquelas águas geladas…”, disse o jornalista na Folha de São Paulo.

Saiba mais sobre o passeio e as comidinhas da Leidinha

Carapeba com pirão, tradição alagoana que agradou ao jornalista Zeca

Batizei a Peixada da Leidinha porque lá não é bar, mas quem trilha o passeio do Rio Gelado almoça, no final, no quintal da família, onde o pai, Manoel Cardoso, e o filho, Alyson, pescam o que vai pra mesa.

Leidinha diz que para um bom pirão tem que ser de peixe da Lagoa Jequiá, camurim ou carapeba, o leite de coco só o natural e o caldo o do próprio peixe. O modo de fazer também conta: o caldo não pode ser nem quente nem frio, senão embola, e tem que mexer o tempo todo na panela, até a consistência ficar ideal; sem falar na banda de limão como arremate final. O camarão também é da lagoa.

O passeio pelo Rio Gelhado tem um teto natural da mata atlântica

Se a comida é um espetáculo, o passeio pelo Rio Gelado é uma obra-de-arte da natureza. O passeio é comandado por Alyson, biólogo e pescador da Eco Boat Lagoa de Jequiá. O ponto de partida é no quintal da família, de onde o barco navega pela lagoa até o Rio Gelado, com uma trilha leve. Mas, para voltar para o barco, descemos flutuando rio abaixo, nas águas geladas e doces. A melhor terapia da natureza combina com o melhor pirão de Jequiá da Praia.

 

Peixada da Leidinha @ecoboat_lagoadejequi

Funciona todo dia, com reservas

Passeio de barco com trilha, flutuação no Rio Gelado e almoço, com reservas

Telefone: (82) 99661-6441

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Alyson Cardoso
    2 anos Atrás

    Para nós é um privilégio receber um carinho tão grande, através dessa homenagem! Somos todos gratos!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/