TOPO
Destaques Homenagem

Alagoas sem o sorriso do Bahia

Jamais vou esquecer o sorriso do Bahia, alagoano de Marechal Deodoro, com seu humor peculiar e de uma simpatia era farta, me chamava de moçinha. Da última vez que encontramos falei da nova edição livro, e de que o Bar do Bahia estava entre as 100 indicações. Ele muito feliz pegou a antiga edição para mostrar que guardava com muito orgulho, também contou que aos 80 anos nadava todo dia, e tinha a saúde de ferro. Mas o câncer foi cruel, e levou o alagoano mais arretado do universo, o Bahia, que dizia: “Sou primo do Barack Obama!”, na época fizemos uma montagem do presidente dos EUA comendo siri de coral com Bahia, e ele colocou na parede do bar.

Desejo, alias, todos nós que amamos o Bahia, que o bar continue o legado saboroso da melhor fritada de siri, e porque o humor estará sempre presente nos nossos corações.

Fritada do Bahia mais de 30 anos de tradição

São mais de 30 anos e a fritada de siri do Bahia não muda, continua generosa na quantidade de siri, sabor inigualável, carne do crustáceo bem molhadinha e envolvida numa camada de ovos batidos. Para escoltar, a tradição da cozinha alagoana, pirão de peixe (de lamber os beiços) e arroz. No tempero, apenas a carne do crustáceo cozida com um pouco de manteiga, tomate, cebola e pimentão. E o melhor na carne do siri: raramente se acha a casquinha do bichinho das lagoas.

O humor é a característica do alagoano, que também adorava desafiar: “se alguém achar um siri sem coral ganha uma cerveja”. E ninguém nunca ganhou porque o siri tem sempre coral. Bahia utiliza a “tecnologia” ambiental: são seis viveiros grandes, batizados de “freezer natureza”, onde são armazenados, aproximadamente, 150 siris em cada um. Para manter os crustáceos vivos, os viveiros são colocados na própria Lagoa Manguaba, ficando lá por até quatro dias. Para os siris não matarem uns aos outros, Bahia coloca folhas, que garantem a paz.

Bahia, alagoano, mais simpático e com melhor humor do mundo

O siri de coral é uma iguaria alagoana, a gente não encontra em outro Estado do Nordeste. “Essa lagoa é uma benção para a gente. Não é poluída, então siri de coral não falta”, dizia o alagoano, ex-pescador.

Visits: 0

«

»

11 comentários
  • Ricardo
    2 anos Atrás

    Tristeza. Grande Bahia, descanse em paz .

    • Dilson Alves
      2 anos Atrás

      Fique com Deus meu amigo

  • Daniel
    2 anos Atrás

    Grande Bahia! “se o siri não tiver coral, não precisa pagar!” Que Deus lhe dê um bom descanso e conforte sua família!

  • Fernando fiho
    2 anos Atrás

    Fui algumas vezes no bar do Bahia, comer siri de coral, vá em paz, que Deus e os bons irmãos de luz, ilumine seu caminho, nesta nova jornada.

    • Anderson
      2 anos Atrás

      Eu também já fui algumas vezes e sempre fui bem recebido , descanse em paz Bahia , que Deus conforte toda família e amigos .

  • Fabio costa dantos
    2 anos Atrás

    Boa reportagem só faltou dizer porque ” Bahía” ?

  • Geraldo Martins
    2 anos Atrás

    Meu amigo Bahia!! Comi muito siri de coral e dei boas risadas com o Bahia. Trabalhei um período em Salvador e combinei com Bahia de um dia e com ele. Mas ele nunca podia. Falava que era o Bahia mas não conhecia os Bahia!! Ria im monte com isso!!
    Que Deus o coloque em um bom lugar!
    Ele merece. Homem guerreiro, trabalhador e muito decente.

  • Alex Maia
    2 anos Atrás

    Descanse em paz meu amigo, realmente um ser humano inigualável, meus sinceros sentimentos aos familiares.

  • Dil Comeaux
    2 anos Atrás

    Linda postagem . Meus sentimentos

  • Amauri
    2 anos Atrás

    Fui surpreendido com essa triste notícia, o falecimento do nosso inesquecível Bahia.
    Que Deus todo-poderoso conforte a família e nós amigos deste humano fantástico.
    Um descanso em paz e eterno para o senhor, amigo Bahia.

  • Karen Rondini
    6 meses Atrás

    Simplesmente inesquecível e insubstituível!
    Momentos agradabilissimos já passei com ele!
    Uma pena saber que não mais poderei bater divertidos papos com vc Bahia…com toda ctz está fazendo e fará pra sempre, muita falta!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/