TOPO
Destaques Receitas

Carapeba ao forno com laranja e limão

“Se a carapeba soubesse como é gostosa, não nadava – rebolava nas águas”.  A frase é do jornalista Plínio Lins e, na minha opinião, é a definição perfeita sobre o peixe mais alagoano de todos. E nesse novo meu ciclo de vida, lá se vão três meses de cirurgia bariátrica, com estômago de bebê, a alimentação mudou, agora realmente degusto em mínima quantidade. A carapeba (e tilápia também), tem sido minha companheira à mesa. Mas como não posso fritura, preparei o peixe ao forno com batatas (chips) cozidas no sumo de laranja e limão, deixando-o com um leve azedo.

Carapeba tem sabor cheio de afeto

O peixe era o predileto de minha vó Domitila, que o comia diariamente. Já a minha mãe, dona Nia, o envolvia na farinha de mandioca e jogava no óleo quente para ficar com a casquinha crocante. Mas também preparava ele cozido no caldo de escabeche, com direito a pirão. A carapeba sempre selou a paz com meu pai Hermílio. Quando brigávamos, dias depois ele trazia o peixe, como forma de dizer, está tudo bem.

Vamos fazer a receita? Você vai precisar de um mandolin  (cortador de alimentos) para a batata ficar bem fininha.

Mandolin  (cortador de alimentos) para a batata ficar bem fininha.

Ingredientes

2 carapebas (também pode ser tilápia)

2 laranjas pera

2 limão

2 batatas

azeite

Sal

Coentro a gosto

Deixe a batata mergulhada no suco de laranja e limão

Modo de preparo

Corte a batata com mandolim. Tempere a carapeba com sal e limão.

Numa travessa adicione duas colheres de sopa de azeite ou quantidade necessária para toda a travessa. Distribua as batatas, adicione o sumo de laranja e limão. Deite a carapeba e adicione o coentro.

Cubra com papel alumínio, leve ao forno ao baixo (180 graus). Com uns 20 minutinhos retire o papel e deixe o peixe ficar bronzeado e as batatas cozidas. Tempo em torno de 1 hora de forno. Sirva com arroz branco ou purê de macaxeira.

Carapeba ao forno com batatas no suco de laranja e limão

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/