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Picadinho de músculo da dona Nia

Nesse novo ciclo de vida, depois de dois meses de cirurgia bariátrica, ainda com restrições, eu mesmo preparo minha comida seguindo a orientação da nutricionista Caterine Frazão, a carne, de preferência cozida, deve ser molinha. Assim, inspirada na receita da minha mãe dona Nia, faço picadinho de carne com legumes. Lembro que eu pedia à minha mãe para deixar queimar um pouco, porque adorava raspar o fundo da panela da mistura da carne e legumes para comer com arroz.

Usei músculo, uma carne magra, e, na seleção de legumes, batata, chuchu, cenoura, abóbora e quiabo. Fiz na panela de pressão, mas pode fazer na panela normal. Vamos fazer:

Ingredientes do picadinho de músculos com legumes

Ingredientes

– Meio quilo de  músculo em cubos

– 1 chuchu

– 2 batatas grandes ou 12 pequenas

– 2 xícaras de abóbora

– 30 quiabos

– 1 cenoura

– 1 tomate

– 1 cebola

– 1 pimentão

– Coentro a gosto

– salsinha a gosto

– 2 colheres de sopa de azeite

– 3 dentes de alho

– 1 colher de chá de cominho

– sal

Dica: triturador na loja Atacadão (centro de Maceió), que pica bem tomate, cebola, alho e pimentão. Ideal para quem não tem paciência de cortar pequeno.

 Modo de preparo

Refogue a carne no azeite, alho, cominho e sal. Quando mudar de cor adicione tomate, cebola, pimentão, coentro, salsinha, e mais ou menos 500 ml de água. Coloque cenoura e chuchu. Tampe a panela de pressão. Quando começar a pressão, deixe por 20 minutos, desligue o fogo. Quando esfriar, adicione batata, quiabo e abóbora, e leve ao fogo até a carne e os legumes estarem cozidos. Acerte o sal e polvilhe com coentro.

Sirva com arroz e purê de macaxeira.

Para o purê de macaxeira: cozinhe a macaxeira, corte em pedaços, bata no liquidificador com água do cozimento e requeijão. Se quiser, adicione também queijo parmesão.

Praticidade para picar os legumes. No Atacadão do centro de Maceió, menos de R$ 50,00

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