TOPO
cozinha regional Destaques

Tapioca dos Milagres

Elisângela Moreira é uma mulher simples, sorridente e ama o que faz:  tapioca (@@tapiocadaelisangelamilagres), na cidade de São Miguel dos Milagres. No cardápio, a de lagosta é a queridinha dos milhares de visitantes que curtem a chamada Rota Ecológica, um dos destinos mais badalados do turismo de luxo pé na areia, no litoral norte de Alagoas. Lindas pousadas, restaurante de chefs, praias serenas, passeio para ver e curtir o peixe-boi, piscinas naturais e também ambiente para cenários de casamentos. Nesse contexto, a alagoana imprimiu o seu DNA próprio na culinária: a tapioca fina e enrolada, como uma panqueca, só que feita da goma de mandioca.

Quem chega à Tapioca da Elisangela se depara com um cardápio vasto. São mais de 50 sabores, a gente fica sem saber o que escolher. Conheci a tapioca no mês de maio e provei a de lagosta com coco ralado, gostei, mas a minha paixão é a tradicional: a de queijo coalho e coco, que, na minha opinião, é a melhor invenção nordestina, com a mistura africana e indígena. Já a de carne-de-sol com banana da terra abala o reinado da lagosta.

Tapioca da Elisangela de queijo coalha. O modo da apresentação é enrolada e não formato de lua

O modo de fazer a tapioca é tradicional: a goma é peneirada dentro do círculo de ferro, para dar o formato certo, já na chapa quente, e, quando a massa está cozida, deita-se sobre ela o coco ralado. O próximo passo é acrescentar um ou mais recheios, a critério do freguês. A minha predileta – insisto – é a de coco com queijo coalho, não tem erro, é sempre perfeita.

Elisangela, filha de pescador, lutou muito por um lugar ao sol. O seu primeiro fogareiro foi uma lata de tinta, que ela ganhou e adaptou para receber carvão e produzir suas primeiras tapiocas, que mudaram sua vida para melhor.

Elisângela, filha de pescador, lutou muito por um lugar ao sol

Rota:  Tapioca da Elisângela

Preço: tapioca de queijo: R$14,00

Praça Nossa Senhora Mãe do Povo, São Miguel dos Milagres

Funciona todos os dias, das 14h30 às 22h

Telefone: (82) 98112-2260

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/