TOPO
Destaques Doces

Banana, doce de leite e muito mais

Quando me falavam de Banoffe, torta de origem inglesa, não era muito fã, porque sempre achei que a mistura de banana e doce de leite seria enjoativa. Mas, provando apenas o mínimo (medida de uma colherzinha de chá), achei a versão do doce batizada de “Uvoffe” (com uva, bolacha ao leite, creme de leite condensado, chantilly e lascas de amêndoas tostadas) bem agradável ao paladar com a textura da massa de bolacha de leite super macia. Lembrou surpresa de uva, uma das minhas sobremesas prediletas. A casa especializada em banoffe é a Banana Torteria (@bananatorteria), que também tem tortas salgadas bem interessantes, como a de abobrinha (receita italiana) e um bom café.

“Uvoffe”: uva, bolacha ao leite, creme de leite condensado, chantilly e lascas de amêndoas tostadas

Banoffe é uma sobremesa de origem inglesa. O nome vem da junção dos principais ingredientes do doce: banana com toffee (caramelo em inglês). Quando chegou no Brasil, em São Paulo, virou uma febre, e acabou inspirando as irmãs paulistas, Luciana e Lucia Di Marzo, a abrir uma casa especializada no doce com versões bem brasileiras, além da clássica de banana. As tortas salgadas também merecem toda estima e consideração.

Morangoffe, massa de bolacha de chocolate, creme de leite, leite condensado e chantilly

Minha sobrinha, Amália Lins, provou todas  (a de banana, de morango e a de uva), que ficou até difícil escolher qual a melhor. A massa de biscoito esfarela na primeira mordida, o chantilly parece até nuvem, e o doce de leite é preparado na cozinha da doceria com o melhor leite condensado.

Torta de quatro queijos com massa a base de manteiga e farinha

A massa da torta salgada é tão delicada que se quebra. Na receita apenas manteiga e farinha de trigo. Já o receito de abobrinha é um espetáculo. A receita é da avó das meninas, a italiana Rafaela, preparada no azeite, alho, e parmesão por cima, mas como estamos no Nordeste, o queijo coalho faz bonito. Também tem nos sabores quatro queijos e Catupiry com tomate seco.

As irmãs: Luciana e Lucia já tinham um pé em Alagoas e resolveram investir nas tortas de banoffes

Trajetória – As paulistas Luciana e Lucia já tinham um pé em Alagoas, o pai é alagoano de Santana do Mundaú. Elas sempre vinham de férias para Maceió. Depois da pandemia resolveram que o destino da família era a capital alagoana. Assim, pai, mãe, maridos e filhos mudaram de mala e cuia para a cidade do sol. “Sempre gostei da cozinha. Aprendi com minha mãe Marianna, que já herdou a receita da minha Nonna (Avó) Rafaela. Amamos Maceió, e então decidimos mudar de endereço e de vida. Apostamos numa casa especializada em banoffe para ter um negócio diferente”, conta Luciana, a doceira da família.

Para quem curte muita doçura: torta de  cookies com recheio de Nutella

O projeto da casa é da irmã Lucia, que é arquiteta. Com uma equipe bem simpática, você pode tomar um café pingado, tradição paulista, bem legal. Boas-vindas aos novos moradores de Maceió. Valeu a dica, Carol Amorim e Adelaide Nogueira.

Bom café para acompanhar os doces da Banana Torteria

Rota: Banana Torteria

Preços: Banoffe (fatia) a partir de R$ 12,00/ Torta salgada: R$ 16,00/ Aceita-se cartão

Funciona de segunda a sábado das 11h às 20h

Av. Paulo Falcão, 629 – Jatiúca, Telefone: (82) 99393-9888

Detalhe  do Banana Torteria no bairro da Jatiúca

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Shayana Amorim
    2 anos Atrás

    Provei a torta de abobrinha.. uma delícia!!! Na primeira mordida já dá pra sentir bem os ingredientes e a massa muito bem feita.. sucesso!!!

    • CAROL AMORIM
      2 anos Atrás

      Eu provei a de abobrinha e quase todas as doces 😋😋😋 difícil decidir qual a mais saborosa👏👏👏

      • CAROL AMORIM
        2 anos Atrás

        Provei a torta de abobrinha deliciosa e várias doces difícil decidir qual a mais gostosa 😋😋😋😋

  • CAROL AMORIM
    2 anos Atrás

    Provei a torta de abobrinha deliciosa e várias doces difícil decidir qual a mais gostosa 😋😋😋😋

  • Betania Reis
    2 anos Atrás

    OI Nide… Fantástico. Vc precisa conhecer a @donahelena.doce
    Tem uns doces maravilhosos lá.
    Abraço

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/