TOPO
Destaques Férias

Peixe escabeche, boas lembranças

Diário de uma bariátrica: Adorei a ideia de comer um pirão de escabeche com farelo de aveia, uma das opções de almoço e jantar para a segunda fase da dieta de cremes, sucos, vitaminas e coalhadas (todas de 150ml), agora de três em três horas. Minha mãe, dona Nia, me ensinou a fazer peixe com pirão escabeche, simples e maravilhoso. Ela sempre gostou da carapeba. Cozinhava com tomate, cebola, coentro e cebolinha, depois coava o caldo e levava para o liquidificador com mais tomate; batia bem, dava mais uma peneirada, acertava o sal, e adicionava farinha de mandioca até virar pirão. Era bom demais, levinho e saboroso.  A nutricionista Caterine Frazão (@caterinefrazao) trouxe boas lembranças afetivas para uma boa recuperação e adaptação da vida nova. Seguir a dieta 100% e redescobrir os sabores na alimentação restrita através dos sucos de frutas, coalhadas e nos cremes da Paula da Nutri (@barinutrii) é o segredo.

Gosto de usar a tilápia do Mercado da Produção. A  Branca do Camarão (@branca_do_camarao) entrega em casa, o filé, pronto para o consumo.

Domingo, 12 de setembro, 21º dia de cirurgia bariátrica

Pirão para quem fez cirurgia bariátrica: cozinhe um filé de tilápia com um tomate bem maduro, meia cebola, coentro e cebolinha a gosto

Pirão para quem fez cirurgia bariátrica: cozinhe um filé de tilápia com um tomate bem maduro, meia cebola, coentro e cebolinha a gosto. Cubra com água. Quando o tomate estiver cozido, coe o caldo e leve ao liquidificador com o tomate, um quarto do peixe, bata bem, e coe de novo. Com o caldo peneirado, acerte o sal e misture com 2 colher (sopa) farelo de aveia para 200ml de caldo.  A consistência do pirão de escabeche com farelo é fina.

Também compartilho a receita do peixe escabeche da minha mãe

Ingredientes

2 carapebas

3 tomates bem maduros

meia cebola

Coentro, cebolinha e pimemta de cheiro a gosto

Sal a gosto

Azeite

Meia xícara de farinha de mandioca

Meia colher de chá de colorau

Modo de preparo

Tempere a carapeba com sal.

Coloque os tomates inteiros, cebola, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, colorau, e cubra com água (mais ou menos 3 xícaras de água).

Cozinhe em fogo baixo até os tomates ficarem maduros. Retire o peixe com uma palheta e reserve.

Coe o caldo e leve para o liquidificador com os tomates. Bata bem e depois peneire.

Em uma panela coloque o caldo, acerte o sal, adicione a farinha de mandioca fora do fogo.

Prepare o pirão em fogo baixo e mexa até dar o ponto. Sirva com fios de azeite!

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/