TOPO
Destaques Série Férias

Costela do Zeca, melhor que a do Adão

O Zeca é um querido. Quando escrevi sua trajetória no meu blog, choveu de mensagens (foram 96) elogiando o bom churrasqueiro da cidade gaúcha de Cacequi, que, desde os 18 anos, escolheu Maceió para viver. Foi de garçom a gerente, até que um belo dia abriu seu boteco, o Sr. Brasa (@sr.brasa), no bairro do Jatiúca. Segue com a mesma simpatia e um churrasqueiro “trilegal, tchê!”. Desse cantinho especial saem picanha, carneiro, maminha, asinha, frango desossado… Mas, uma das estrelas da casa é a costela bovina da marca alagoana Boi de Engenho (@boideengenhocarnes).

A costela bovina da Boi de Engenho derrete no céu da boca, e nem precisa de faca, solta fácil dos ossos

A costela bovina derrete no céu da boca, e nem precisa de faca, solta fácil dos ossos. O legal é que a costela da Boi de Engenho é de famílias de seis fazendas alagoanas, que criam raças como Angus e Nelore (com animais melhorados geneticamente). A carne é diferenciada a partir da melhoria da fazenda, da nutrição animal e aplicando um manejo sustentável.

Galetinho desossado, macio e bem temperado

Adorei o galetinho desossado, macio, bem temperado e na companhia do feijão tropeiro com bananas da terra é show de bola. Já bife de ancho chegou muito macio, com suas gordurinhas intercaladas. Para escoltar, maionese, macaxeira frita, arroz, e um feijão tropeiro com banana da terra dos deuses.  Para Zeca, o segredo de um bom churrasco é saber trabalhar com a carne, seja lá qual for o seu corte, usar sal grosso e não fantasiar o churrasco. “Algumas carnes exigem mais temperos e aí vai de acordo com o tipo do animal, porco, carneiro, aves…. No demais, é trabalhar com fogo vivo, bom braseiro e a mão do churrasqueiro para saber o ponto do assado”, reforça.

Barriga de porco, uma das estrelas do Sr. Brasa

Também merece destaque a barriga de porco, uma das partes mais saborosas da carne suína, temperada apenas com sal. Primeiro ela é grelhada, depois cortada em tiras retorna para churrasqueiro, por fim chega em cubos para ser degustada sem cerimônias e com alguns pingos de limão.

Trajetória – Zeca é gaúcho da cidade de Canoas. Com diploma em botecos, ele diz que visitou mais de mil, afinal, foram 25 anos trabalhando no setor de alimentação fora do lar. Conheci o bom rapaz como garçom e depois como gerente no Divina Gula. Sua escola de churrasqueiro foi no antigo Laçador, e atualmente é um dos mestres no bairro da Jatiúca.

Zeca do Sr. Brasa trouxe a tradição do bom churrasco gaúcho para o bairro da Jatiúca

Rota: Sr. Braza

Petiscos a partir de R$ 8,00/ Pratos para duas pessoas: a partir de R$ 60,00/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a sábado das 11h às 0h/ domingo das 11h às 18h

Avenida Paulo Falcão 782/ Jatiúca/ Telefone: (82)99964-4598- Por trás da Casa da Picanha

Linguiça de costela bovina de Angus

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Chef Dom Deco Pereira
    2 anos Atrás

    A falar um pouco do meu amigo irmão Gaúcho Zeca, pessoa de uma humildade incrível, batalhador e que hoje conquistou seu espaço na Gastronomia Alagoana. Aqui desvelo a experiência do seu bom assado que é um legado de nossos ancestrais desde a época das charquedas, o peão de Estância que não tinha muito tempo para fazer o preparo de suas refeições, tinha que fazer tudo improviso , muitas vezes sem ter condições de “comprar” o sal, carregava a carne crua embaixo do baixeiro (peça de lã retangular) que fica entre o couro do animal e o sirigote (sela), com o suador a carne ficava salgada. Ao escolher um local para fazer o churrasco, o gaúcho fazia o fogo com lenha, cortava uma vara prá fazer o espeto, espetava a carne e a levava ao fogo, nascendo aí o churrasco RAÍZ. O Zeca traz consigo dos tempos da lida nas estâncias, lá no Cacequi, está facilidade de fazer um bom assado RAÍZ. Parabéns pela tua NOBRE IDÉIA de mostrar ao teu público, que existe um local em Maceió, que mantém viva à CULTURA do GAÚCHO.

  • Herison
    2 anos Atrás

    Ja provei … sempre vou .
    O churrasco dele é excelente .

  • Tiago Rodrigues da silva
    2 anos Atrás

    Todo trabalho feito com amor se torna diferente, e o Zeca faz isso com maestria, um pessoa querida e receptiva , vale a pena conhecer esse gaúcho!!!!

  • Rodrigo De Melo Fernandes
    2 anos Atrás

    O quê falar de uma pessoa tão especial e querida que é o Zeca e o carinho que ele tem com cada cliente e seu cardápio rico em diversidade com preços justos parabéns meu irmão de coração pelo sucesso não vejo a hora de voltar à Maceió para degustar mais uma vez dessas delícias maravilhosas do Sr brasa parabéns parceiro

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/