TOPO
cozinha de boteco Destaques

Vamos comer no Pelado?

Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade no bairro da Ponta Grossa é o Bar do Pelado (@bardopelado_al), e é de lá que sai os caldinhos mais alagoanos, o de sururu de capote e do siri de coral. Eu sou fã da carne de sol suína preparada na chapa. A tradição vem escoltada pela farofa de matuta, ela é preparada com a farinha de mandioca com cebola roxa, água morna, e o segredo fica por conta da própria gordura da carne que é adicionada no preparo. Este tipo de farofa não vai para o fogo, ela é rústica e fabulosa.

Farofa matuta do Bar do Pelado é perfeita

A tradição do caldinho de sururu de capote começou com o saudoso Edvaldo Medeiros Cavalcante (mais conhecido como Pelado) e sua esposa, Marli Lima Medeiros, que no inicio abriram uma pequena mercearia para atender ao bairro. A clientela cresceu e a mercearia virou bar, atualmente sob a batuta do herdeiro, José Torriceli Lima Medeiros, que mantém a tradição. Seu pai, Edvaldo, era bom de bola e de cozinha. Falecido em 2011, ganhou o apelido de Pelado porque era exímio jogador – foi atacante de vários times. Figura simpática, gostava de dizer que havia criado seus filhos com o dinheiro que ganhou no bar. Era comum vê-lo nas mesas, saboreando as delícias do cardápio.

Sururu de capote é um dos pratos mais alagoanos

Os caldinhos mais alagoanos, o de sururu de capote e do siri de coral, todos com sal e no leite de coco bem suave. Também é tradição do Bar do Pelado, as patas de uçá, cozidas apenas em água e sal, são uma benção ao paladar. Para acompanhar, tem limão ou vinagrete, mas uma coisa é certa: as patolas são macias e suculentas.

As patas de uçá, cozidas apenas em água e sal

Rota: Bar do Pelado

Preço: Carne de sol pra 2pessoas 37,00/ caladinho R$ 7,00

domingo a domingo : 10h às 18h/Contato: 3221-4743 / whats 82 98852-7188

 R. Manoel Lourenço, 44 – Ponta Grossa

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/