TOPO
cozinha regional Destaques

Tem sururu no macarrão

Sururu, nosso Patrimônio Imaterial, agora está bem misturado no espaguete. A proposta é do alagoano Alan Quintela, do Cais da Lagoa (@caisdalagoa),  no povoado Massagueira em Marechal Deodoro. Menino criado na Barra Nova, assim que assumiu espaço, apostou nas tradições e inovações da gastronomia alagoana, e faz do peixe frito com pirão à macarronada de sururu ao seu estilo. O molusco é refogado com tomate, cebola, coentro e pimentões (vermelho e amarelo). Em seguida, ganha uma mistura de requeijão com o queijo parmesão, molho de tomate além, claro, da pimenta do reino, e, por fim, o creme de leite que garante a cremosidade. E a mistura deu certo! Até os ovos cozidos combinam. Minha dica é colocar um pouco de azeite e se deliciar.

Na macarronada o sururu é refogado com tomate, cebola, coentro, pimentões e ganha mistura de requeijão com o queijo parmesão, molho de tomate e creme de leite

“Testei cinco vezes até encontrar o sabor ideal. Misturei creme de leite, requeijão e queijo parmesão  com o molusco e o povo gostou. Atualmente é a cara do restaurante. Brinco que é receita de gordo”, conta Alan, que também criou o Festival Sururu (@festivalsururu) com programação online de músicos, cantores, e grupos folclóricos quem fazem a cultura da terra. No cardápio do Cais da Lagoa, além da beleza, tem peixinho frito com pirão, um dos meus pratos prediletos. Aliás, comer contemplando a Lagoa Manguaba, e de preferência na companhia do pôr-do-sol, é show de bola.

Peixe frito com pirão, arroz e vinagrete do Cais da Lagoa

Fique ligado: Como Alan, além de gostar de cozinhar, também é produtor cultural, seu projeto Festival Sururu, aprovado pela Lei Aldir Blanc, vai levar diversidade musical pelo canal do youtube nas quintas-feiras do mês de setembro. Serão shows de grupos folclóricos, Wado, Chau do Pife, Fernando Melo, Fernando Nunes, Negra Chintia, Eliezer Setton, Chau do Pife, Luiz de Assis, Tião Marcolino, Bozo, Júnior Almeida, Mácleim, Natan, Vitor Piralho, Deza Pauline, entre outros artistas que vão dar sabor ao sururu, nosso Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas desde 2014.

Sururu, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas desde 2014

Rota: Cais da Lagoa

Preço: Macarronada de sururu  – R$59,90 (para dois)/ caldinho – R$5,90/ Aceita-se cartão

Funciona de terça a domingo das 11h às 17h

Avenida Divina Pastora, 15 – Massagueira/Telefone: (82) 98184-4040

Cais da Lagoa, na lagoa da Massagueira

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Andrea
    3 anos Atrás

    Pratos maravilhosos, difícil escolher o melhor. A macarronada de fato é diferenciada. Deliciosa. Parabéns Cais da Lagoa.

  • cida rocha
    3 anos Atrás

    Adoro este lugar. Cardápio variado e gostoso. Ambiente muito charmoso e diferenciado dos outros restaurantes da região.

  • Arlene Leão
    3 anos Atrás

    Isso é uma maravilha, Alan e Marcinha são uns queridos, e o Cais da Lagoa, um lugar de Paz, Delícias e Visual incrível!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/