A rapadura é um bem-querer do povo nordestino. Basta uma pequena mordidinha para o doce de cana-de-açúcar aflorar no céu da boca. E para minha grata surpresa essa doçura combinou perfeitamente na receita de polvo do chef Rodrigo Aragão (@rodrigoaragaoal) do Ôxe, Comidas Nordestinas (@oxe_maceio). E tenho que me redimir, porque resistia em provar a iguaria agridoce, mesmo com meu amigo e jornalista Zeca Camargo (@Zecacamargomundo) rasgando elogios ao molusco. Pois é bem, o bichinho do mar é super macio, e na companhia de quiabo e maxixe é arretado. Agora entrou para lista dos meus prediletos.
A maciez do polvo também me chamou atenção. Segundo o chef Rodrigo, em suas pesquisas nos livros de gastronomia, encontrou uma técnica de preparar o molusco no forno com legumes. “Deu certo. Aproveito o sumo do próprio polvo, passo na peneira com legumes e derreto a rapadura”, diz o bom rapaz.
Rodrigo Aragão também tem propostas sem carne, e um prato que também conquistou meu coração: feijão tropeiro com legumes temperados com sal, pimenta, azeite, macaxeira selada na chapa, arroz branco, e salada de tomates maduros. Recomendo sem medo de ser feliz.
E o que dizer do “croqueta”, bolinhos de porco, com maionese, catchup de goiaba e picles de maxixe? De agora por diante é uma das minhas comidinhas prediletas, aliás, picles de maxixe pode vir de monte que comeria todos, de tão bom que é.
Já o choripan de linguiça de carneiro pede passagem para brilhar na casa, é bom demais. Vem com chimichurri nordestino, tomates picados e queijo coalho. Só digo uma coisa: a linguiça de porco que lute!
Rota Ôxe
Preço: Polvo do Engenho: R$ 40,00/ Caldinho: R$ 8,00/ Aceita cartão
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 172 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3028-6560
De quarta a segunda de 12h às 15h e 17h30 às 22/ Fechado na terça
Visits: 13
Comentários desse post