TOPO
Balaio Cultural Destaques

Porcelanas com arte e sabor

Quem conheceu o Cambito, no centro de Maceió, se apaixonou de cara pela casinha de cores fortes, onde o aroma das comidinhas se misturava à arte de cada metro quadrado do lugar. Os quadros e até os pássaros tinham os “cambitos” (pernas longas). Tudo idealizado pela arquiteta Isabela Leão (@leao.isabela). Depois chegou a chef Denise Xavier (@la.dantesca) para somar no restaurante autoral, com suas receitas de tiradito de coco verde, Gaspacho Tropical, entre outras gostosuras, sempre com visual e sabores inusitados de encher os olhos de desejo.

Porcelana inspirada na luminária do artista Vanvan da Ilha do Ferro em Pão de Açúcar

Foi um tempo curto e feliz. Mas ninguém esperava a Covid-19 roubando vidas e sonhos. Cambito não resistiu e encerrou um ciclo. Contudo, as meninas, Isabela e Denise, embarcaram noutro sonho, o Jabuticabra Studio (@jabuticabrastudio) de porcelanas temáticas. A primeira coleção é uma homenagem à Ilha do Ferro e seus artistas do povoado de Pão de Açúcar. Os pratos são utilitários ou decorativos, podem receber sabores ou ilustrar qualquer ambiente do doce lar.

Pratos da Jabuticabra: O mar e a nadadora

Na pandemia, as alagoanas, cada uma no seu quadrado, passaram a pintar para o tempo passar, e coube a Isabela convidar Denise no novo projeto de arte no prato. “Arte sempre esteve presente na minha vida como arquiteta. Na pandemia, aprendi tudo na internet sobre pintura de porcelana e forno. Denise, além de grande chef, também gosta de desenhar, e a gente se encontrou de novo no Jabuticabra”, conta Isabela.

Todos os pratinhos de porcelana são pintados à mão, e alguns tem aplicações de ouro, como o da ilustração inspirada numa peça do genuíno artista Vavan da Ilha do Ferro.

Prato em homenagem ao mestre Aberaldo da Ilha do Ferro

“Quando conheci a Ilha do Ferro fiquei hospedada na casinha que virou um dos pratos da coleção. Foram dois dias de imersão nesse universo único e lúdico, e esse foi o cantinho ideal para tornar a experiência ainda mais incrível. A casa fica às margens do São Francisco e tem uma paisagem deslumbrante que te faz dormir e acordar mais feliz”, conta Isabela.

Claro, o mestre Aberaldo, um dos artistas precursores da Ilha do Ferro,  também está presente na Jabuticabra. Além da porcelanas, também tem telas com vários temas.

Lembranças: casinha onde Isabela se hospedou na Ilha do Ferro

“Gosto da cozinha, dos temperos, dos aromas… Mas na pandemia, os pincéis viraram minha terapia. A Jabuticabra agora também é meu sonho”, conta a chef de cozinha.

Escrever o nome Cambito dá uma saudade da “pega”, mas agora a Jabuticabra é arte na mesa, e quem sabe quando tudo isso passar de verdade, nessa porcelana de histórias, também abrigue comidinhas da chef Denise.

Foto de janeiro de 2020: Denise e Isabela, antes da pandemia no restaurante Cambito

Rota Jabuticabra Studio (@jabuticabrastudio)

Vendas pelo site: http://jabuticabra.iluria.com/

Tela da Jabuticabra sobre o correto do Jaraguá

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/