TOPO
cozinha regional Destaques

Tem pirão em Maragogi

No litoral alagoano, o pirão de peixe reina lindamente, e quem ama a tradição já pode celebrar: a Casa do Pirão (@casadopiraobarragrande) chegou em Maragogi com as versões de carne, carneiro, galinha e ainda o de leite. O conceito é o mesmo, “um pirão para chamar de seu”, ou seja, tem porção individual.  Tudo começou em 2017, em Maceió, no bairro de Cruz das Almas, e recentemente a família da pernambucana de Maria José da Silva migrou para a Costa dos Corais num sitio localizado na rodovia principal, a  AL-101.

Eu amo pirão, seja de carneiro, galinha, carne, peixe… A mistura da farinha da mandioca com o caldo temperado das carnes cozidas é a glória da cozinha brasileira. É tão divino, que aprecio a iguaria sem acompanhamentos, até desprezo o arroz. Minha paixão continua com o pirão de carneiro guisado. Carne macia e pirão encorpado, como se diz, é de lamber os beiços.

Pirão com carneirinho para uma pessoa

Provei a fava, novinha em folha, com caldo, na companhia da galinha velha, que também é do meu agrado. Já o pirão de chambaril vem escoltado com o colorido dos legumes. Tempero simples, sem exageros.

Quando Maria trocou o Brejo da Madre de Deus pela cidade alagoana de Jacuípe, e trouxe sua família pernambucana junta, coube a sua neta, Amanda Cris, perceber que o tempero da vó rendia um bom caldo, ou melhor, um bom  pirão. “Aprendi a cozinhar quando tive filhos e, no final de semana, a gente fazia pirão para reunir a família”, contou.

Pirão resultado do casamento da farinha e do caldo de carne com legumes

Pirão, resultado do casamento com farinha e o caldo de legumes e carne

Rota Casa do Pirão Maragogi

Funciona todos os dias das 11h às 17h/ Com o decreto sábado e domingo com pegue e leve

Preço: a partir de R$16,00 (comercial)/ até R$ 95,00 (tamanho grande/pirão com camarão) / Aceita-se cartão/ 82) 98179-4885

Rodovia AL-101/Norte/ Barra Grande – Maragogi

Doce de pétalas de goiaba da Casa do Pirão em Maragogi

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/