TOPO
Destaques Feira Livre

Amendoim da Galega

“Eu nasci no mercado”, conta alagoana Maria de Fátima, conhecida como Galega, no auge dos 66 anos, 45 deles dedicados ao mercado público, como a Feirinha da Jatiúca, onde mantém sua barraca. Lá é fácil de achar, fica na esquina, e chama a atenção pelo colorido das plantas, pimentas, flores e ervas que se misturam ao aroma dos temperos. Mas é o amendoim cozido, daqueles para comer a perder de vista, a estrela da casa.

Foto de 2018: Galega e seu Neto Matheus na Barraca de flores, ervas e raiz

Para ficar na textura certa, o amendoim fica duas horas cozinhando. E tem todo dia, já é uma tradição. “Tem a quantidade de água certa para cozinhar o amendoim”, conta alagoana de Palmeira dos Índios. São cerca de 10kg do grão por dia, e, se a gente chegar tarde, corre o risco de não encontrar nenhum para comer.

O amendoim é cozido na água e sal e quando o fogão de carvão chega ao fim é porque já está bom. O segredo? Galega, diz que é amor. “Sempre fui feirante. Comecei vendendo plantas e verduras, depois acrescentei o amendoim e o povo gostou”.  Ela tem cinco filhos e 14 netos, entre eles o Mathues, auxílio luxuoso para a avó na barraca. Ele paga a faculdade de Administração com o salário de vendedor, mostrando que é herdeiro da sabedoria nata da Galega.

Pimentas da barraca da Galega

E ela entende de tudo. Com a cebolinha branca se faz um lambedor poderoso, e sabe onde encontrar de tudo na barraca. “Essa pimenta vermelha é malagueta, mas é doce, prove!”, diz a Galega. Segui sua dica e, realmente, é um doce com leve ardor. Ao lado dela tem outro pé de pimenta roxinha, a qual ela adverte que “esta é fogo”.

Colorido das pimentas da Galega

Rota Feirinha da Jatiúca

Preço: A partir de R$ 5,00/ R$30,00 ( quilo)/ Aceita- se cartões

Rua Ernesto Gomes Maranhão – Jatiúca, por traz da Eletrobras/ Telefone: 82 99121-6597

Funciona todos os dias 6h até as 17h

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.