TOPO
Destaques É de casa

Cecília, herdeira de Bartyra Rocha

O pastelzinho de carne com açúcar é sempre um afago, um presente, e mais que isso, a lembrança saborosa de Bartyra Rocha Cavalcante Nogueira, uma das quituteiras famosas do livro “Delicias da Cozinha Alagoana” das Irmãs Rocha. Ela era de uma elegância Ímpar, mãe de seis filhos, 19 netos e 22 bisnetos, e amava reunir a família em torno da mesa farta em datas festivas, como o Natal com todas as tradições e, claro, os pasteizinhos que eram seu bem-querer. Quem herdou o talento da alagoana foi a neta, Cecilia Nogueira (@cilnogueira).

Cecilia, neta e herdeira do talento de Bartyra Rocha, com a forma do doce sonho

Os pasteis de Cecilia são delicados, desabrocham à primeira abocanhada, com o aroma de azeitona e o recheio de carne (farto). O mais instigante ao paladar: o açúcar refinado cobrindo a massa… Era a minha entrada predileta no saudoso restaurante Irmãs Rocha, e agora, é o meu sonho de consumo do cardápio da neta, que também criou os Quitutes Natalinas, mimos para presentear os nossos amados.

Bolo de rolo é uma dos quitutes natalinos da Cecilia

Cecilia sempre gostou da cozinha, desde pequena adorava auxiliar  a empregada da casa, ajudando com as receitas do dia a dia, e com a avó Bartyra ela aprendeu todos os segredos. “Minhas férias eram com a minha avó, ela reunia todos os netos, acordava a gente com a bandeja de cachorro quente ao molho de tomate caseiro, até hoje guardo o aroma. Ela era um doce e sempre me apoiou em todas as minhas decisões”, conta Cecilia, que carrega nas mãos o dom da avó.

Os quitutes natalinos contém a história da vó Bartyra

Para o Natal, as lembranças que mimou a menina Cecília estão nas caixinhas cheias de sabor, bolo de rolo biscoitinhos, com destaque para os de batata doce, suspiros, que derretem no céu da boca, além  dos maravilhosos sonhos.

Biscoitinho de batata doce é uma maravilha

E nossos sonhos (não é pãozinho recheado) é um singelo doce, feito com farinha de trigo, ovo, água, sal e polvilhada com açúcar refinado.  “Minha avó tinha o maior ciúme das forminhas de flores, porque as delas vinham de Portugal. Precisamos ter todo cuidado para a massa não grudar”, revela Cecilia.

Caixinhas cheia de sabores e histórias da família das Irmãs Rocha

Cecilia teve na avó Bartyra a sua melhor escola de vida e das panelas. E cada saborosa lembrancinha natalina é temperada com amor de vó.

Sonho, impossível comer apenas um

Rota Lembrancinhas natalinas da Cecilia (@cilnogueira)

Caixinhas: De R$ 15,00 até R$ 100,00

Telefone: 82 99925-2474

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Bruno
    3 anos Atrás

    É o Pastel pernambucano. Uma delicia..

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/