TOPO
Destaques Pizzaria

Uma verdadeira pizza Napoletana

Os garçons chegam à mesa, dão boa noite, e perguntam: “Já conhecem a Grazie (@pizzariagrazie)?” Se for sua primeira vez, eles explicam que é uma pizzaria italiana de fermentação natural. E as massas que saem do seu forno são para comer com olhos e com as mãos, como manda a tradição na Itália. Com o cardápio 100% digital, escolhi a clássica sabor Margherita, com molho de tomate, mozzarella de búfala e manjericão. Em pouco tempo a massa redonda chegou lindinha com borda alta, areada, centro fino, macia e uns pontinhos batizados de “Leopardatas”.

Pizza de lagosta com camarão da Grazie na Pajuçara. Fotos Arnaldo Medeiros @arnaldomedeiros

Mas a pizzaria vai além da tradição italiana. Esta semana tem pizza de lagosta, doce de leite (perfeita), e também tem versão vegana com queijo de castanha. O tamanho é para duas pessoas, mas há quem coma uma sozinha, que o diga o casal Denise Xavier e Vinícius Almeida, que traçou as fatias com muito gosto, afinal, era uma verdadeira Napoletana.

Pizza vegana com queijo de castanha de caju, molho de tomate e manjericão

Mas, afinal, o que é Napoletana? Quem me explicou foi a chef e sócia da Grazi, a alagoana, Nicole Acioly, e vou contar para vocês: Maceió tem tudo para ter sua primeira pizzaria com o selo de certificação da pizza Napoletana exigido pela STG (Specialità Tradicionale Garantita) da AVPN (Associação Verace Pizza Napoletana ). No Brasil, 13 pizzarias são certificadas pela entidade italiana.  Napoletano é um estilo de produção, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pizza de presunto parma com rúcula. As bordas são altas e areadas

Para conquistar a certificação é preciso seguir os padrões: farinha italiana 00, molho de tomate com tomates da região italiana de San Marzano, mozzarella de búfala ou fior di Latte,  fermentação natural de no mínimo 24h, disco de massa deve ser aberta a mão, forno com dimensões exatas que permitem chegar a 480° e assar a pizza rapidamente de 60 a 90 segundos. E a nossa Grazie já está alinhadíssima com a tradição italiana.

Margherita, com molho de tomate, mozzarella de búfala e manjericão, uma pizza Napoletana

Duas pizzas são obrigatórias para conquistar o selo Napoletana. Além da Margherita, também tem a Marinara com molho de tomate da região de San Marzano, alho finamente fatiado, orégano e azeite aromatizado com alho. Inclusive, está na minha mira, mas até a pizza de doce de leite eu gostei, e olhe que não sou de doces. E tem mais: lá não tem ketchup (amei), afinal, nada de estragar a pizza; mas, claro, respeito todos que usam e gostam desse molho adocicado.

Drink Grazie Mille

A pizzaria é bem moderna, tem bons drinques e pizzas maravilhosas.

Quem é – “Nicole não vê o tempo passar na cozinha”, disse o bem-amado da alagoana, Juliano Pinto. Desde pequena ela já revelava a paixão pelas panelas. Bem-nascida em Maceió, Nicole me lembra a música de Chico Buarque: “O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano…”. Mas no coração dessa mulher tem o tempero italiano da bisavó Rachel Fiore, espanhol da bisavó Altair Rodrigues Vidal, e, claro, o alagoano da avó Flora, da tia Iramy Porangaba de Pindoba, Iza Acioly de Murici e da bisavó pernambucana de Gravatá, Terezita . Mistura boa por parte do pai e mãe que rendem uma ótima cozinheira formada em Direito e Gastronomia.

A alagoana Nicole estudou e investiu na culinária italiana

Com talento nato, Nicole se especializou em cursos de pizzaria e fermentação natural na Itália. Casada com o gaúcho Juliano, morou um bom tempo em Porto Alegre. Quando se tornou mãe do Benjamim, o trio resolveu migrar para o mar e sol de Maceió, trazendo na mala o sabor italiano.

Grazie significa obrigado, em português. E, de coração, obrigada, Nicole.

Pizzaria Grazie, muito charme no bairro da Pajuçara

Rota Pizzaria Grazie

Preço de R$ 25,00 até R$ 56,00/ Aceita-se cartões

De terça a quinta das 18h às 22h30/ Sexta a domingo das  18h às 23h30

R. Dr. Lessa de Azevedo, Nº 55 – Loja 12 e 13 – Pajuçara (mesma rua da Bali)/ Telefone: (82) 3435-4555

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Aline Frazão Fortuna
    3 anos Atrás

    Emocionada com esse texto !
    Somos clientes da Grazie desde a inauguração; sua descrição e elogios à esse ambiente ímpar nos enche de orgulho pela pessoa renomada que és.

    Gratidão.

  • Jose Thadeu
    3 anos Atrás

    Vocês tem Delivery

    • Nide Lins
      3 anos Atrás
      AUTOR

      Tem delivery, mas lembre-se que a massa da pizza é fermentação natural, quando fecha na embalagem a textura da massa muda

  • Biblioteca
    3 anos Atrás

    Parabéns pelo site e pelas dicas está ajudando muito! 163895801

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/