TOPO
Destaques receitas

Bolo da Cicinha para vocês

Meu colega, o jornalista e fotógrafo Lula Castello Branco (@lulacastellobranco) me disse que eu precisava conhecer a tapioca da Cicinha. Isso foi em 2014, e, de lá pra cá, fiquei freguesa da Tapioca Nosso Xodó (@tapioca_nosso_xodo) no Mercado da Produção. A tapioca é generosa. Tem coco ralado, queijo coalho e uma lapa de manteiga do Sertão. É meu sabor predileto, e equivale a um almoço. Mas quando ela me ofereceu um pedaço de bolo de massa puba, fui ao céu e voltei. Massa macia e molhadinha. Para completar, ela compartilhou a receita sem glúten para gente fazer em casa.

A toda poderosa Cicinha da Tapioca Nosso Xodó

“No começo eu só comercializava a massa puba, a goma de tapioca e o coco ralado, mas os clientes chegavam cedinho no mercado e queriam tomar um cafezinho com uma fatia de bolo ou uma tapioca. Percebi que era mais uma oportunidade de negócio, e deu certo. Todo dia, além da tapioca, vendo bolos de macaxeira, leite, tradicional (trigo), laranja, mesclado, chocolate, formigueiro e milho verde”, conta Cicinha, que comanda a banca ao lado do seu bem amado, José Roberto Alves, o Beto.

Da mandioca: Massa puba (amarela) e a Branca (Goma de tapioca). Ambas tem na Tapioca Nosso Xodó

Massa puba ou simplesmente puba (do tupi antigo puba, “fermentado”, ou pub, “mole”) é uma massa extraída da mandioca fermentada. É largamente utilizada na produção de bolos, biscoitos e diversas outras receitas típicas do norte e do nordeste brasileiro.

Tapioca da Cicinha vem do Mercado da Produção para o natal da Pajuçara

Tapioca Nosso Xodó: Portão 14 do Mercado da Produção / Barraca 282/ Das 7h até as 14 horas/de terça a domingo / Aceita-se cartão –  Telefones: (82)98823-7208

Vamos à receita? Para o bolo de massa puba você vai precisar de:

400gr de manteiga

5 ovos

2 xícaras de açúcar

1 kg de massa puba amarela

400ml de leite de coco

100 ml de leite de gado

200g de leite em pó

01 colher de fermento

Modo de preparo

Bata a manteiga, os ovos e o açúcar. Adicione a massa puba, o leite de coco, e, em seguida o leite em pó, e o leite de gado. Por último coloque o fermento.

Asse a 180 graus, numa forma (30 cm) untada e enfarinhada.

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/