TOPO
Destaques receitas

Receita alagoana: Camarão Bar das Ostras

Na barraca Nossa Senhora de Fátima, Mercado da Produção, também conhecida como seu Deda, está guardado um dos segredos do célebre Camarão do Bar das Ostras: a manteiga artesanal da cidade de Major Isidoro. Esta é a parcela essencial da fórmula inventada pela Comadre Oscarlina para preparar o que, durante décadas, foi o maior dos ícones culinários alagoanos. Mesmo muitos anos depois do restaurante fechar as portas, o sabor marcante do crustáceo no molho aveludado sobreviveu na memória de muitos.

Seu Deda, um dos vendedores da manteiga do sertão a comadre Oscarlina do Bar das Ostras

Até 2011, apenas as filhas de Dona Oscarlina –  Marta Cristina, Vera, Marluce, Jandira e Mabel – sabiam a receita. Mas, naquele ano, por conta dos 45 anos da Sococo, numa grande iniciativa de seus proprietários, a indústria comprou a receita do Camarão do Bar das Ostras para doá-la ao Estado e ao domínio público. E assim ela se transformou no primeiro saber a ser tombado como Patrimônio Imaterial de Alagoas.

As filhas da Oscarlina em 2011 ensinaram a receita. Outro produto alagoano da receita é o vinagre tomatão

Oscalina e seu esposo, Pedro da Silva, na década de 50, comercializavam em sua humilde casa, à beira da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, as ostras que posteriormente deram nome ao empreendimento. Os ingredientes do famoso camarão estavam todos disponíveis no Mercado Público de Maceió: vinagre, tomate, cebola, colorau, coentro. Mas, para a chef Flávia Soares, “o  Camarão Alagoano Bar das Ostras é a sofisticação da cozinha francesa na simplicidade da cozinha alagoana”.

Nunca se esqueçam: O Camarão Alagoano do Bar das Ostras é único.

Alguns dos ingredientes do Bar das Ostras

Camarão Alagoano Bar das Ostras

  • Ingredientes:

1kg de camarão vila franca (sem casca); também pode usar camarão rosinha ou barba roxa.

1 tomate.

½ cebola.

1/3 de pimentão verde.

1 colher (sopa) de vinagre pimentão ou tomatão.

1/4 limão.

2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

600 g de manteiga de Batalha ou Major Isidoro (só servem estas!).

1/3 de um maço de coentro.

2 colheres de extrato de tomate concentrado.

  • Modo de Preparo:

Colocar em água fervente os camarões. Deixar cozinhar por 10 minutos, em seguida o choque térmico: retirar da água fervente e, imediatamente, os colocar em água fria; depois, descascar.

Após limpar os camarões, colocá-los novamente na água com um pouco de sal, deixar ferver por 5 minutos. Esfriar e reservar.

No liquidificador, adicione 1 tomate, ½ cebola, 1/4 pimentão, 1/3 coentro, 1 colher de vinagre e 2 colheres extrato de tomate.

Em seguida coloque o molho liquidificado numa panela, leve ao fogo baixo, acrescentando o azeite e limão e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre.

Acrescente a manteiga aos poucos e por último o camarão.

Detalhe importante: fogo sempre baixo

Farofa do camarão Bar das Ostras é com a farinha “quebradinha”

  • Farofa:

01 cebola grande cortada em rodelas.

1/3 xícara de óleo.

1/3 de extrato de tomate concentrado.

200 g de manteiga de Major Isidoro ou Batalha.

1 colher de sopa de colorau.

1 ½ de farinha de mandioca quebradinha.

Sal a gosto.

  • Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o óleo e a cebola, até que fique transparente. Acrescente a manteiga, o extrato de tomate e o colorau, mexa até dissolver. Aos poucos, colocar a farinha misturando com a colher. Provar e acertar a quantidade de sal.

Segredo: use fogo baixo. A receita é para ser comida no mesmo dia; não guarde, porque a manteiga talha e o prato não se recompõe ao ser requentado!

Sugestão: corte rodelas de pão francês para comer com o caldo.

Camarão Bar das Ostras é bom com a farofinha

Sirva o camarão com farofa. Na opção entrada, pode ser arrumado numa taça ou cumbuca; primeiro, a farofa e, em seguida, o camarão.

Onde encontrar Camarão Alagoano Bar das Ostras

No Maria Antonieta o Camarão do Bar das Ostras, patrimônio imaterial de Alagoas , valoriza nossa história

Quando criança os pais do chef Breno Gama levava ele para comer as delicias do Bar das Ostras. Dessas saborosas lembranças o Camarão Bar das Ostras tem assento cativo na cozinha italiana. Maria Antonieta (@mariaantonieta.maceio): Funciona todos os dias das 12h às 16h e das 18h às 00h/ Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 150, Jatiúca, Maceió/ Telefone: (82) 3202-8828/ (82) 99997-0631

Croa Bar na Massagueira tem o Camarão Bar das Ostras

Crôa Bar (@croa_bar) sob a batuta de Gabriel Quintella. Minha grata surpresa foi encontrar no cardápio, o Camarão ao Bar das Ostras, receita “Patrimônio Cultural Imaterial” do Estado de Alagoas.  O restaurante está fechado, mas quando abrir vamos lá conferir: Crôa Bar: Avenida Divina Pastora, S/N – Depois do último bar, segue uma estrada de barro até encontrar a placa Crôa Bar/ Funciona aos sábados e domingos das 11h até o pôr do sol

Empório Alegre: Camarão Bar das Ostras é uma das estrelas do restaurante na cidade de Campo Alegre

Empório Alegre (@alegreemporio): O camarão Bar das Ostras, com molho aveludado e acidez da manteiga, é feito no capricho pela Aricele Gomes, que abraçou a oportunidade no Quiosque Regional no Empório Alegre na cidade de Campo Alegre. Ela tinha um mercadinho no povoado, que não deu certo, e agora vive feliz, porque tem renda e o sonho de construir a casinha virou realidade. Às margens da AL 220 km 36 – Campo Alegre – AL/ Funciona de segunda a quinta das 6h30 as 20h/ Sexta, sábado e domingo até 22h/ Telefone: 99914-2905

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Ivan Vieira
    3 anos Atrás

    Deu água na boca. Quando aí estiver, e que seja logo, vou experimentar.

  • Carlos Sampaio
    3 anos Atrás

    Em maceió . Somente dois lugares fazem o camarão bar das ostras : Maria Antonieta e o Le Corbu , em ambos os quais já almocei , a única falha para ficar 100% é colocar o camarão vila Franca .

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/