TOPO
Destaques Doces

Bolo de ameixa da Zeéze: 57 anos de tradição

Aos nove anos de idade, Maria Zeéze de Almeida Costa já espiava com admiração sua tia Antonieta Ribeiro, que dominava a arte de confeitar bolo de noiva. Mal sabia ela que, desse olhar atencioso e apaixonado, traçaria o destino da alagoana de Anadia, uma doceira de mão cheia. Os bolos mais amados por muitas gerações são os de casamento (ameixa) e de maisena (desmancha no céu da boca) para tomar com café no aconchego do lar. É só encomendar da Confeitaria Vovó Zeéze   que chegam recheados de histórias.

Bolos de noivas confeitados, tradição da Confeitaria da Vovó Zeéze

O bolo de ameixa, também conhecido como de casamento, há mais de 57 anos traz, no ingrediente principal, felicidade para os noivos e às festas de casamento.

Fatia do bolo de ameixa na versão simples para um bom café

A receita é uma tradição da família. Leva muita manteiga, passas, vinho do Porto, nozes, frutas cristalizadas, entre outros ingredientes. O curioso é que não tem leite, e, mesmo assim, é fofo e úmido. Segundo a neta, Marília, que herdou o talento da vó, o bolo dura dois anos no freezer, e fica gostoso do mesmo jeito. Bom, o meu não deu tempo de testar. Em um dia foi devorado, claro, pela a família e os vizinhos.

Bolo de Maisena, o xodó da família da Zeéze

O de maisena é para tomar com café, desmancha no céu da boca, e tem uma casquinha açucarada. “Minha vó fazia para família tomar no fim da tarde para ver o pôr-do-sol no sítio na Santa Amélia com vista para lagoa”, lembra a neta.

Marilia com sua vó Zeéze, tradição dos bolos de noivas

Trajetória – Aos 12 anos Zeéze fez seu primeiro bolo “Minha irmã estava doentinha, e minha mãe pediu. Fiz um de pombal, cheios de pombos. Era moda” -, conta a mestra. A partir disso, fazer bolos, se tornou sua profissão, que ela só parou há cinco anos. Sua neta Marília segue o destino da vó e iniciou seu percurso aos 16 anos.

“Minha família era dona da Eletrodiscos, não precisa fazer bolos para sobreviver, mas sempre foi um prazer. Fico feliz por ver que minha neta Marília segue os meus passos. A receita do bolo de ameixa é feita com amor”, diz a confeiteira.

Rota Confeitaria Vovó Zeéze (@confeitariavovozeeze)

Preços: Bolo de ameixa com vinho: R$ 30,00/ameixa com passas , vinho, nozes e frutas: R$ 40,00

Avenida Jorge Montenegro de Barros, S/N, Sítio Santa Helena, no bairro Santa Amélia

Telefone: (82)98833-0744/ Delivery/ Pegue e leve

Visits: 0

«

»

12 comentários
  • Juliana Bertho
    4 anos Atrás

    Amo bolo de ameixa… nao posso ir ai comprar o bolo por causa de distancia fisica, mas pode dar a receita??? pelo menos tento fazer… talvez nao saia igual mas tento. Nao sou boleira, ta!!

  • Paula Vieira
    4 anos Atrás

    O bolo de ameixa(de casamento) da Zeeze é sem igual! Maravilhoso o bolo e ela uma pessoa linda e super amorosa. Que bom que a neta aprendeu e segue o mesmo caminho!

  • Piedade Almeida
    4 anos Atrás

    O sabor e a qualidade despensa comentários e gostaria de frisar que ela fez meu bolo de aniversário de 1 ano de idade, simplesmente há 66 anos, ainda como lazer e foi um sucesso… Parabéns Zeeze

  • Sonály Bastos
    4 anos Atrás

    Delicioso! Realmente é uma tradição familiar que continua fazendo sucesso. Parabéns a Marília e a Zeéze que tem mãos de fada.

    • Aparecida Mariano da Silva
      4 anos Atrás

      boa tarde mas poderia passa receita desde que publicou

  • VIVIANE DE ARAUJO GONCALVES
    4 anos Atrás

    Fico muito feliz em ver divulgada a doçura dessa vó Zeeze linda, que só poderia adoçar nossas vidas e reforçar as mais lindas lembranças dos momentos em que esteve presente com sua arte culinária. E não posso deixar de testemunhar que seu dom divino foi herdado pela neta Marília, de espírito igualmente doce e com mãos igualmente abençoadas. É uma benção Nide, que você, mestra na divulgação de nossos tesouros gastronômicos, saboreie as delícias da vovó Zeeze é estimule aos que ainda não tiveram a sorte de experimenta-las a fazê-lo. Palmas para essa família empreendedora!

  • Maria Lúcia “Lulu”.
    4 anos Atrás

    Uma das primeiras pessoas do nosso estado a confeccionar bolos de casamentos e eventos com uma super qualidade. Zezé esteve presente nos melhores momentos de nossa família com bolos delicioso e com uma arte perfeito. Hoje sua neta rodando esse trabalho com muito amor e carinho.Parabens minha amiga querida…

  • Bernadete Claudino
    4 anos Atrás

    Parabéns Zeeze por passar esta tradição para sua neta Marília.Você tem a mão de fada.Há anos vc o bolo de 1 5 anos de Gláucia filha de Ervândio e Bernadete de Anadia. .Uma delícia. Abraços.

  • Conceicao sales
    4 anos Atrás

    O melhor bolo !amo todos o que elas fazem tudo e feito com muito amor e o melhor tudo e muito lindo e saborosos e perfeito !

  • betania calheiros
    4 anos Atrás

    Delicioso o bolo de ameixa, sua neta aprendeu direitinho, parabéns as duas!

  • Janalucia Trindade
    4 anos Atrás

    Lembro-me como se fosse hoje a dona Zeéze fez o meu bolo de casamento há 18 anos atrás com tanto amor e delicadeza, ficou lindo. Obrigada dona Zeéze por ter proporcionado tanta admiração por tudo que a Sra faz. Parabéns.

  • ANAMARIA
    4 anos Atrás

    Zeeze fez o bolo de meu casamento e do batizado dos meus 3 filhos, além do bolo ser maravilhoso ela é uma simpatia, merece todos os vivas

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/