TOPO
Chef na Cozinha Destaques

Na torcida com Serginho Jucá

Quando quinta-feira (14) chegar, cada um no seu quadrado, é hora de torcer pelo chef Serginho Jucá. Ele é Alagoas no páreo do programa Mestre do Sabor da Rede Globo, a partir das 22h40h, após a exibição da nove Fina Estampa com os chefs Claude Troisgros e Batista.

O chef venceu a primeira fase com uma receita que usa ingredientes tipicamente alagoanos (goma, leite de coco e siri): tapioquinha de siri com tintas comestíveis. O prato é um clássico do restaurante Sur e foi inspirado nas obras de arte do artista plástico Delson Uchôa, a quem o chef prestou uma saborosa homenagem.

Chef Sergino Jucá no Mestre do Sabor

Quem é: o chef Serginho Jucá tem como musa inspiradora sua vó Yêda Rocha, (famosa Irmã Rochas, uma das autoras do livro de Receitas Delícias da Cozinha Alagoana). Ele estudou na Espanha na Escola de Hostelaria de Sant Pol del Mar e na Espai Sucre, de doces.

Serginho, desde o final do ano passado, se lançou na carreira solo com a marca do restaurante Sur na Pousada Quadrado de Charme, em Passo de Camaragibe, litoral norte alagoano. Lá o chef segue seu conceito de cozinha contemporânea com ingredientes alagoanos.

A receita original é com bacalhau, mas para o programa ele investiu no nosso siri e arrasou. Veja a receita que conquistou os juradosJosé Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão:

Tapioquinha com siri

Por Serginho Jucá

150g de goma de tapioca

200g de siri

50g de cebola

10g de alho

100ml de leite de coco

10g de gengibre

5g de colorau

20g de cheiro verde

1 limão

5 gotas de pimenta

30g de tomate picado

100g de pimentão vermelho

100g de pimentão amarelo

30ml de azeite de oliva

50g de verdes (cebolinha e coentro)

50ml de leite

5g de alho

300ml de óleo de canola

Modo de Preparo – Tapioca

Peneire em uma frigideira a goma e leve ao fogo até coagular. Depois, tire e corte em tiras para fazer estilo canelone.

Modo de Preparo – Siri

Refogue alho, cebola, tomate, pimentão, gengibre e colorau. Adicione leite de coco, limão, sal e pimenta. Deixe reduzir até chegar à textura de molho. Adicione o siri e deixe cozinhar até secar o molho. Corrija o sal e adicione o cheiro verde.

Modo de Preparo – Aioli

Triture leite, alho e gengibre e misture com óleo.

Modo de Preparo – Pimentões

Refogue cada um com alho, cebola e depois triture e coe.

Modo de Preparo – Azeite de ervas

Triture sal, cebolinha e coentro com azeite e coe.

Modo de Preparo – Montagem

Corte a tapioca em duas e recheie com o siri quentinho. “Pinte” o prato com as falsas tintas. Depois, coloque os canelones de tapioca recheados com siri. OBS: Peneire a tapioca em cima da panela e não deixe cozinhar muito.

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.