TOPO
Destaques Padaria artesanal

Em alta: pão de fermentação natural

Já comeu pão com fermentação natural? Quem ainda não provou a iguaria, deve testar, embora seja bem diferente do nosso pão francês. Ele é mais rústico, contudo, tem sabor e seus benefícios. Ele tem baixo índice glicêmico, digestão mais fácil até para os intolerantes a glúten porque possui uma fermentação mais lenta. Também aumenta o teor das bactérias benéficas no intestino.

Onde encontrar pão de fermentação natural?

Back Bakery

Back Bakery: Pão artesanal com queijo provolone na casca bem crocante

A pequena padaria, a Back Bakery, na Ponta da Terra, de onde as fornadas de pães quentinhos de massa elástica com casquinha crocante sai nos dias quartas e sextas-feiras. Contudo, a gente precisa encomendar nos dias de terças e quintas, até 13h. Depois é só ser feliz. Os pães têm na versão de centeio, sêmola, semi-integral com grãos, 100% integral com mel, brioches, croisant, pain au chocolate. Já a focaccia vem nos sabores de tomate confit e manjericão, Grana Padano e, o mais querido, de alecrim com orégano, azeitona e cebola roxa. Back Bakery: Encomenda nos dias nos dias de terças e quintas até 13horas pelo telefone: 82 99697-0099

Padaria e Escola Massa Madre

Pães baguete da Padaria Massa Madre

A Padaria e Escola Massa Madre é um sonho de Jairo Rabelo, também proprietário da Mister Frios. A baguete com casquinha crocante é a estrela da padaria de fermentação natural. Provei o pão bem quentinho com manteiga e tive momentos de alegria. O pão, partido ao meio, de tão quentinho, esfumaçou. E a manteiga derreteu na massa com as bolhas de gás que se formaram no miolo. Padaria Massa Madre: Avenida Jatiúca, 162/  Telefone: (082) 3327-3636

 

O que é fermentação natural – Também conhecido como massa madre, levain, dentre outros, é uma técnica  primitiva e bem artesanal. Os primeiros registros da sua utilização vêm desde a produção dos primeiros pães, por volta de 3700 A.C. Para nossa felicidade nas últimas décadas, esse processo artesanal vem sendo resgatado e valorizado na cozinha brasileira.

Visits: 0

«

»

19 comentários
  • Luci
    4 anos Atrás

    Estou tentando fazer este fermento, meu sonho de consumo

    • Cristina
      4 anos Atrás

      Olha fazem muito mistério com o fermento. Vai numa pizzaria que usa fermento natural, pede um pedaço de massa, eles srmpre dão p as crianças. Poe num vidro com 500 ml água, deixe na geladeira 1 semana, abre mistire bem e coe, jogue metade fora e junte 250 ml água limpa, alimente com 3 colheres de far.trigo, 2 de açúcar e 1 de sal, misture bem espere 3 dias, refaça o processo, e utilize a metade para fazer seu primeiro pão. Pronto!

      • Marlene
        4 anos Atrás

        Eu fiz este fermento do zero, em novembro é muito fácil, basta paciência a internet tá cheia de receitas. Fiz só com maçã fermentada por 48 horas e usei o suco para começar, depois é só ir alimentando por alguns dias e ele fica maravilhoso ❤️

    • Antonio Rogério Figueiredo de Moraes
      4 anos Atrás

      Não conseguiste ainda fazer seu fermento.

  • Márcio Greic Mariz da luz
    4 anos Atrás

    sou padeiro desejo aprender mais adoro que faço mais quero aprender muito mais

  • Valdenie
    4 anos Atrás

    sou apaixonada por pães caseiro, e sse de fermentação natural tô louca pra aprender

  • Stela Pires
    4 anos Atrás

    Lindos pães!! Parabéns!

  • Maria Regina Scotto
    4 anos Atrás

    Quero muito aprender a fazer esse tipo de

  • Marisa Clara Loscher Franke
    4 anos Atrás

    Amo de paixão a panificação, principalmente com uso de fermentação natural… meu sonho mevtirnar uma padeira com excelência!

  • Maria salete
    4 anos Atrás

    Gostaria de aprender a fazer o fermento,tipo pão de cristo
    Que teve um tempo que era mania,fazer e dar uma parte para outra pessoa

  • Maria salete
    4 anos Atrás

    Gostaria de aprender esse tipo de fermento.
    Tipo pão de cristo,que ganhava uma parte de fermento ,ia fazendo pão e passava uma parte para outra pessoa,fiz muito mas depois perdi.
    Não consegui mais

  • Andréia Venancio Gonçalves
    4 anos Atrás

    É de dar água na boca. Com certeza são deliciosos. Ficarei imensamente feliz se vocês me derem essa receita, gosto de cozinha e vez ou outra me arrisco fazendo pães. Desde já muito obrigada. Sucesso. Abraço.

  • Vânia Maria Marcon Vasques
    4 anos Atrás

    Ja estou há 15 dias com meu fermento, mas não tenho a receita pra fazer o pão…alguém poderia me passar?

    • Claudia
      4 anos Atrás

      Veja no you tube: pão da casa, c o Renê..vc vai amar!

  • Mari Paiva
    4 anos Atrás

    Sou de CG ms já trabalho com esse processo fermentação natural, recomendo q para.os q querem não desistam, e maravilhoso, vale a pena e uma brincadeira e aprendizado a cada dia….

  • Rosangela Beatriz de oliveira Alves
    4 anos Atrás

    Fiz a receita e deu errado.Aff

  • VANIA MACEDO
    4 anos Atrás

    Amo pão de fermentação natural. Meu fermento fiz com caldo de cana. Como já mencionado nos comentários é preciso paciência no início, e dedicação para cuidar do fermento natural. Depois só comer um pão maravilhoso e saboroso além de mais nutritivo.

  • Fernanda Silva
    4 anos Atrás

    Olá Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • JMadeira
    3 anos Atrás

    Consegui fazer o fermento natural e a cada vez que faço pão parece que o levain fica melhor. Infelizmente vou ter que abandonar a fermentação natural porque o pão fica muito ácido.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/