TOPO
cozinha vege/vegetariana Destaques

Bons hambúrgueres de grãos

Conheci Lis e Lua Queiroz ainda na barriga da mãe, Eulina Acioli.  Mas o tempo voa e, em 2020, recebo um recado do Jota, pai das meninas: “Nide, minhas filhas abriram uma hamburgueria vegana. Vai conhecer?”.  Danadas e ousadas, pensei. Elas fizeram dos grãos o sabor da hamburgueria Lis de Flor recém-inaugurada no Foodpark Truckzone, na Jatiúca (de frente ao Armazém Guimarães).

Lis de Flor é uma harmbugueria 100% vegana (nada de origem animal).  Eles são feitos com os grãos de feijão preto, ervilha, lentilha e falafel, e  um de tofu (queijo de soja) fish (empanado com farinha panko). E são bons. Na receita, muito tempero e ervas para ficar palatável para todos, até mesmo para quem não é vegano.

Hambúrguer de falafel (grão de bico) com molho picante

Eu não sou vegana, mas provei o de falafel (grão de bico) com molho picante e cebolas no pão de cenoura. Adorei o sabor  do sanduíche por completo. Os pães são da Petiscaria Vegana, e tem também nos sabores de beterraba e couve, milho e tradicional.

“Usamos alguns ingredientes como a fumaça líquida para trazer o sabor defumado. Colocamos também shitake em um dos hambúrgueres e o tofu defumado, que é o queijo de soja. Mas o que traz a melhor gostosura são os vegetais. Eles são perfeitos quando bem temperados e preparados de maneira correta. Cada hambúrguer tem como base um grão, que são riquíssimos em proteínas. O grão de bico então…? Nem se fala”, conta Lis.

Hambúrguer de feijão preto

Já os molhos são a base de leite de soja, mas também tem de alho, manjericão, mostarda, picante e o barbecue. E todos acrescentam mais sabor ao sanduba.

Trajetória – Lis de Flor é um quarteto, além de Liz e Lua, tem a gastrônoma Laís Del Castillo e  Marcelo Araújo (esposo de Lis). Cada um tem sua função, mas, quando os pedidos aumentam, todo mundo se ajuda na pequena cozinha do food truck.

Lais com as irmãs Lia e Lua, mulheres empreendedoras

Lis tem formação de chef vegana em Curitiba, e sua experiência começou no projeto chamado Kombi Cura (viajava pelo Brasil espalhando o veganismo através de eventos). Trabalhou no Espaço Anandda, uma hamburgueria em Salvador, e mais recentemente na República Dominicana. Laís é gastrônoma e se tornou vegetariana ainda na faculdade, também integrou a Kombi Cura, trabalhou no restaurante 100% vegano em Curitiba.

Liz e Lais se reencontraram no restaurante da  República Dominicana e foi lá que nasceu o sonho Lis de Flor. “Voltamos para o Brasil e começamos vendendo congelados veganos.  A demanda foi crescendo e surgiu a hamburgueria”, relata Lis.

Hambúrguer de ervilha

Lis de Flor é uma grata surpresa, até para quem não é vegano.

Rota Lis de Flor

Preços: a partir de R$18,00/ Aceita-se cartões

Funciona no Foodpark Truckzone de quarta a domingo, das 17h até 23h

Rua José Pontes de Magalhães, 103 – Jatiúca

 

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Marina
    4 anos Atrás

    Comida deliciosa, e sem matar ng no caminho! Estao de parabéns!!!!

  • tavares
    4 anos Atrás

    nidelins, tudo bem? Ótimas dicas.

    O que está esperando para trabalhar com hamburguer de verdade?

    Acesse o Link e descubra: http://bit.ly/therealburger

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/