TOPO
Destaques restaurante português

Bacalhau para compartilhar

Posta do bacalhau bem abençoada, macia, suculenta, com sal na medida certa. Batatas ao murro à milanesa recheadas com bacon e salteadas com muito azeite. O nome desse prato é Bacalhau à lusitano, que vem com arroz de alho, faz duas pessoas felizes. A tradição portuguesa é preparada com afeto por Luciana Teixeira, do restaurante O Lusitano, na antiga Avenida Jatiúca.

Conheci o restaurante português em dezembro de 2016, e como bateu a saudade voltei ao lugar que continua lindinho e saboroso. O empreendimento é da alagoana Luciana e do português Marcos Teixeira, que agora tem uma herdeira, a filhinha Maria Sofia de 2 anos.

Detalhe do restaurante O Lusitano na antiga Avenida Jatiúca

Veja as minhas dicas:

Executivo: Bife ao molho de cebolas tostadas”, uma tradição portuguesa

De almoço executivo o “bife ao molho de cebolas tostadas”, uma tradição portuguesa. O bife é de filé, macio, e vem coberto por cebolas ao molho de vinho tinto. O prato  é agraciado com purê de batata inglesa (bem encorpado), daqueles de comer sozinho, e arroz coroado com minis pedaços de alho.

Lombos de bacalhau do Porto, carnudos e suculentos, empanados na farinha de rosca sobre cama de legumes (cenoura, batatas) curtidos no azeite e alho

Bacalhau a Conde de Guarda – São dois lombos de bacalhau do Porto, carnudos e suculentos, empanados na farinha de rosca e deitados sobre cama de legumes (cenoura, batatas) curtidos no azeite, salsa e alho. Para quem não curte legumes vai se surpreender, é muito bom. Para acompanhar,  arroz com alho frito.

Pudim de café do O Lusitano

O pudim de café merece toda consideração. Eu amei, até porque não curto (desculpem os fãs) o de leite.

Trajetória – Marcos Teixeira é de Lisboa, trabalhava como representante comercial quando resolveu abrir seu próprio negócio com as boas lembranças da sua terra, e tem futuro, porque a harmonia com a sua amada Luciana reflete na boa comida. No mais, bom restaurante português tradicional, com certeza.

Bacalhau à lusitano. Detalhe: A louça do restaurante é do ceramista Edson, da comunidade do Muquém, na cidade de União dos Palmares.

Roteiro O Lusitano

Almoço executivo – R$19,90 (preço único) – Pratos de bacalhau – R$82,90 (para duas pessoas)/ Aceita-se cartões.

Funciona de terça a sábado, das 11 até as 23h/ domingo das 11 até as 17h.

Antiga Avenida Jatiúca, 1445

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • ADRIANA ALVES
    4 anos Atrás

    NIDE LINS,
    GOSTO MUITO DO LUSITANO, SUA COZINHA É SEM IGUAL, PORTUGUESA COM CERTEZA, ACHO UM DOS MELHORES DE MACEIÓ. UM BACALHAU SUCULENTO, QUE NÃO É SALGADO, UM ARROZ DELICIOSO, LEGUMES SELETOS E SABOROSOS. FAZ UM TEMPO QUE NÃO VOU POR LÁ, MAS AS FOTOS QUE VC COLOCA AQUI, ME FIZERAM VIAJAM E BABAR. LOGO IREI VISITAR OS SIMPÁTICOS MARCOS E LUCIANA. E VC, PARABÉNS PELO BOM GOSTO CULINÁRIO. ABS

  • Roberto Mota
    4 anos Atrás

    O Lusitano é ótimo! Comida excelente, preços justos e, importante, a simpatia de Marcos e Luciana fazem com que nos sintamos em casa.

  • Guilherme
    4 anos Atrás

    Muito bom restaurante!! Comida excelente e o casal é uma simpatia.
    Só um detalhe, acho q Luciana é sergipana.
    Hj, é a melhor comida portuguesa de MCZ.

  • Sandra
    4 anos Atrás

    Um dos melhores restaurantes de Maceió! Comida deliciosa!
    Destaque para o atendimento simpático, atencioso e acolhedor do casal!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/