TOPO
cozinha de boteco Destaques

Tem azeitona no sarapatel

As lembranças de Fernanda Portela são os aromas da cozinha da família, desde as comidas com leite de coco, torresmo frito, sarapatel, o perfume do coentro, o alho, ao cominho, e tudo isso impregnou no coração da alagoana e fez da menina uma gastrônoma, uma cozinheira de mão cheia. Assim nasceu o Botequim 082, comidinhas de boteco pelo telefone, que chegam em casa de forma saborosa e original, como o sarapatel com azeitona. Confesso que gostei.

“Eu nunca tive dúvidas de qual cozinha eu abraçaria. É a que me dar mais prazer… E até hoje em minha casa o aroma é o do Nordeste, todos cozinham e amam esse universo”, revela Fernanda, que tem como sócia a irmã, Flávia Portela.

Tripinha de porco do Botequim 082

São 23 comidinhas, a maioria de boteco, porque tem também as sobremesas. Provei três quitutes: sarapatel, caranguejo no leite de coco, e torresmo, e deu para perceber que Fernanda e Flávia têm talento e futuro nos negócios.

Sarapatel tem azeitona, uma tradição da família da Fernanda

Original – O sarapatel segue a tradição, os miúdos de porco e o sangue são escaldados com folha de louro. Segundo Fernanda, o segredo é cortar os cubinhos pequenos, e misturar aos ingredientes, depois levar ao fogo até reduzir bem a quantidade de água para ficar o molho bem vultoso. Já a azeitona é uma invenção do pai que ela segue à risca … E quando chega ao nosso lar, acrescente pimenta, limão e farinha. Tudo fica perfeito.

Os caranguejos vêm ao molho de coco e aproveitei para fazer pirão

Do mangue – Os caranguejos vêm ao molho de coco, por sinal, bem generoso, tanto que eu acabei fazendo um pirão para agregar mais sustança aos bichinhos. Eles vieram gordinhos, mas quando estão magros, as irmãs avisam. O leite de coco é natural. Super aprovado.

Torresmo é bem crocante

Petiscar – O torresmo é bem crocante, ideal para acompanhar a cerveja gelada, e até mesmo para quem gosta de servir a iguaria com feijoada.

Todas as compras ficam a cargo da irmã, Flávia, e do seu pai, que conhecem o mercado da Produção como a palma da mão, porque a qualidade dos produtos também põe a boa mesa alagoana. Da cozinha da família da Fernanda para nosso doce lar.

Fernanda inspirada na infância focou na comida de boteco

Rota Botequim 082

Porção de sarapatel: R$ 40,00/  Caranguejos na água e sal: 20,00 (5 unidades) e 25,00 no coco/ Aceita-se cartões.

Telefone para encomendas: (82) 98888-2118/ @botequim082

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Adriana Alves
    4 anos Atrás

    Nide Lins, hoje resolvi conferir o caranguejo com coco do botequim082 e lhe digo que é uma delicia, bem temperado, limpo, saboroso, farto em caldo, que dá para fazer o pirão. Aqui em casa amamos o tempero dela, sendo fato que é dificil trabalhar com uçá, o que ela fez com maestria. Agradeço a dica e lhe digo que vai ter repeteco.

    • Nide Lins
      4 anos Atrás
      AUTOR

      que felicidade, adriana

  • Sou do nordeste e quando vi esta imagens, deu água na boca.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/