TOPO
Destaques padaria

Meu mundo por uma baguete

Na quarta-feira (31 de julho), às 11h, comecei uma entrevista com Jairo Rabelo sobre pães de fermentação natural (levain). Já perto do meio-dia, saiu a primeira fornada de baguete, todas com casquinha crocante. Peguei uma passei manteiga de uma marca francesa e tive momentos de alegria. O pão, partido ao meio, de tão quentinho, esfumaçou. A manteiga derreteu na massa com bolhas de gás que se formaram no miolo. Virou meu almoço de quarta. Amei!

Detalhe dos pães baguete da Padaria Massa Madre

Para os amantes de pão de fermentação com glúten, porém com menos química, a dica é adicionar apenas manteiga, pois é uma glória. Mas por alguns instantes fiquei imaginando que cabia mortadela, carnes, queijos, enfim, uma gama de variedades para um sanduba na baguete. A boa notícia é que tem outros tipos de pães na Padaria Massa Madre, de fermentação natural.

Croissant de fermentação natural da Madre Massa

O espaço é um sonho de Jairo Rabelo, proprietário da Mister Frios. Mas a baguete é a rainha da Padaria e da Escola Massa Madre, que começou a produzir os pães em abril. Eles são vendidos nos dias de segunda, quarta e sexta-feira na Mister Frios, a partir das 13h.

Na Massa Madre tem uma variedade de pães. Pão Bressame de manteiga

Jairo Rabelo é cearense, mas aos cinco anos veio morar com a família em Recife. Quando adulto, Jairo resolveu morar em Alagoas. E lá se vão mais de 30 anos de cidadania na terra de Graciliano Ramos.

Jairo na Padaria Massa Madre de pães de fermentação artesanal

Aposentado, resolveu estudar gastronomia. Formou-se, mas queria fazer algo diferente. Assim investiu numa padaria com fornos, equipamentos, e alguns acessórios franceses para manter a qualidade dos pães que são fabricados com farinha francesa.

Massa de pão leva corte com lâmina

O gastrônomo também fez cursos sobre pães de levain na Le 5 Stagioni, Pela Prática e Rogério Shimura. Os pães de levain (água sem cloro e farinha de trigo francesa) do Jairo levam até 12 horas de fermentação, além de livrar a receita de aditivos químicos, a técnica confere mais crocância e sabor ao alimento.

Bolinho de macaxeira, uma das gostosuras da Cafeteria da Mister Frios

Além do pão – A Mister Frios tem uma cafeteria no final da loja bem charmosa. Além dos cafés, você encontra os pães e o bolo do dia, destaque para o de macaxeira. Feito da raiz crua, o bolo é daqueles de comer sem piedade e com café, melhor ainda.

Rota Padaria Massa Madre

Os pães da Massa Madre são vendidos na Mister Frios/ baguete: R$12,00 a unidade/ Brioche: R$ 5,00

Avenida Jatiúca, 162/  Telefone: (082) 3327-3636

Detalhe da massa de fermentação natural

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Evelina Antunes Fernanades de Oliveira
    5 anos Atrás

    Vou lá nesta semana!! Fotos ótimas! Post ótimo!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/