TOPO
Botecos

Cozinheira da felicidade

Marinalva dos Santos, 61 anos, tem três filhos, seis netos e dois bisnetos, todos criados no aroma das panelas temperadas com as tradições. “Cozinhar é um dom. Graças a Deus, eu nasci com ele”, conta a alagoana, ex-cortadora de cana, e dona da cozinha do Bar do Doge (apelido de seu esposo, Josevaldo dos Santos) num sítio de Marechal Deodoro.

E que dom! Qualquer pirão de galinha nas mãos dela se transforma num manjar dos deuses. É de lamber os beiços. E se eu contar que no tempero das aves preparadas por ela não tem cebola, coentro, tomate e nem pimentão? E fica divino! “O segredo é o coração”, diz ela.

Marinalva, ex-cortadora de cana, é a cozinheira da felicidade

Marinalva trabalhou como cortadora de cana dos oito até os 30 anos. Depois foi merendeira escolar e, finalmente, se aposentou. A alagoana de Marechal Deodoro, do povoado de Malhadas, com apoio de seu esposo, abriu o Bar do Doge, no quintal de sua casa.

“Fiz das tripas coração para manter os filhos longe do canavial e dentro da sala de aula. Eu e meu marido, quando faltava dinheiro, a gente ia à lagoa pescar para alimentar os nossos filhos, a gente sempre lutou para eles terem um futuro melhor que o nosso”, lembra.

Galinha de Mulher Parida

“Galinha de Mulher Parida” (com a variação “Pirão de Mulher Parida”) é uma receita tradicional alagoana na dieta feminina típica do “resguardo” das mamães. A nossa chef da gastronomia popular, Marinalva, seguiu naturalmente a tradição, e após o nascimento dos seus três filhos, durante, não só se fartou nessas receitas como aprendeu a fazê-las muito bem.

Para elaborar esse clássico prato, ela começa a preparação um dia antes.  Receita Marinalva: primeiro se condimenta a galinha apenas no tempero (cominho com pimenta do reino), alho, vinagre e sal. “Não uso tomate, pimentão e nem cebola, primeiro cozinho no fogo de carvão por mais de uma hora”, conta a alagoana que só trabalha com a penosa criada com farelo de milho e ração.

Marinalva: ex-cortadora de cana, uma mulher de garra , empreendedora  do Bar do Doge

Quando dizem que lugar da mulher é cozinha, a resposta certa é sempre a mesma: É no lugar que nós queremos. Para Marinalva cozinhar não é obrigação feminina, mas felicidade compartilhada

Do camarão a galinha de mulher parida, tudo é bom na cozinha da Marinalva

Rota Bar do Doge

galinha de capoeira com pirão (4 pessoas) R$90,00

Povoado da Malhada, Marechal Deodoro. Telefone (Marinalva): (82) 99173-6630/ Funciona nos dias de sábados e domingos, das 11 às 16 horas/ Não aceita-se cartões

Como chegar: No trevo da praia do Francês, entrar à direita, no sentido da cidade de Marechal Deodoro. Depois do segundo quebra-mola entrar à esquerda (Barbearia e do deposito comercial do Juan), e seguir pela estrada de barro em direção à colina, até próximo a igreja de São Pedro.

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/