TOPO
Destaques

Tilápia grelhada do Velho Chico

O peixe tilápia também é conhecido como Cara e pelo mundo tem muitos nomes: Fidalgo, Xulapa e Saint Peter, mas no sertão alagoano a tilápia é o rei do pedaço e preparados de diversas formas, embora grelhado no carvão é bom demais, mais saboroso. Um dos lugares em que aprecio o peixe grelhado é no restaurante Castanho, localizado na reserva de caatinga na cidade de Delmiro, e digo mais, já estou com saudades.

Tilápia na brasa no Restaurante Castanho

Para chegar ao restaurante Castanho, pode ser pela estrada de barro, uma aventura de beleza da caatinga. Mas quem gosta de ir navegando, deve se dirigir até a Praia do Dulce na cidade de Olho D’Agua do Casado e retornar pelo rio, apreciando os cânions do São Francisco.

Praia da Dulce em Olho d’Água do Casado, ponto de embarque para o passeio pelos cânions do Velho Chico

Bom, seja qual o caminho, escolhido, todos levam ao saboroso peixe tilápia, no restaurante Castanho em Delmiro Gouveia, sob a batata da família do alagoano Eliseu, famoso Leleu, defensor da caatinga. Quase todo ano eu dou o ar da graça por lá, e sempre tem novidade. Além do peixe na brasa, agora tem piscina de borda, uma banheira (xodó dos visitantes para tirar foto), e uma pousada (ainda não inaugurada).

O Castanho, que está mais lindo e saboroso, também é um viveiro a céu aberto, todas aves que foram salvas pelo Ibama são soltas por lá. E assim somos recepcionados pelos cantos dos pássaros que vivem no bem bom. No espaço ecológico tem mesas com sementes e frutas para as aves.

O amor dos pássaros no restaurante Castanho em Delmiro Gouveia

Castanho é vida para pássaros e para gente. O  Éder do Sertão tem ainda aquela rede, o banho gelado do Rio São Francisco, e assim renovamos a alma e enchemos nosso coração de felicidade com a beleza da natureza preservada. E vamos em breve poder assistir o por do sol, curtir as estrelas e as fases da lua e acordar com o canto dos pássaros na Pousada do Restaurante. É só aguardar.

Os cânions do Rio São Francisco, melhor passeio do mundo

Vamos conhecer? Para navegar pelas águas doces e generosas do rio, a bordo do catamarã Menestrel das Alagoas, existem dois pontos de embarque.  Às 9h, a embarcação parte do restaurante Castanho rumo a Praia (rio) da Dulce, no município de Olho d’ Água do Casado, onde mais tripulantes se juntam na experiência de trafegar pela imensidão do Velho Chico ao sabor do vento, do sol e contemplando a beleza das rochas esculpidas pelo tempo.

O caminho seja pelo Velho Chico ou pela estrada leva ao mesmo destino, o restaurante Castanho

De barro – A estrada de barro é irregular e parece um caminho sem fim. Mas, no “infinito” da Caatinga – verde e florida, no período de inverno brando de junho a agosto – os majestosos cânions do Rio São Francisco entorpecem com sua beleza real e gigante. Este é um dos caminhos até o Restaurante Ecológico Castanho, na cidade de Delmiro Gouveia.

Mirante do Talhado, beleza única dos cânions do Velho Chico

Grotas – A parada para tomar banho com segurança é no Cânion do Talhado. Para se molhar, há a proteção de uma rede, além de salvas vidas, porque em alguns trechos do rio a profundidade passa dos 200 metros. Desse mesmo lugar partem os barquinhos para visitar as grotas do Mirante do Talhado, lugar onde foram gravadas as cenas da novela Velho Chico. É o cenário mais bonito. Tem duas imagens do São Francisco e as rochas de tons avermelhados refletem nas águas do rio.

Além da gastronomia regional, tem trilhas, piscina de bordas infinitas, redes, bangalôs, pousada… Se achar que é pouco, aventure-se no stand up.

Vale dos Mestres, piscina natural dos cânions do Rio São Francisco, o Velho Chico

Mestres – Além das trilhas, tem o passeio de lancha, com capacidade para oito pessoas, o ponto de partida é no próprio restaurante com destino ao Vale dos Mestres, onde se formam piscinas naturais. Outro cantinho sagrado é a Gruta Azul, quando o sol bate nas águas doces ficam azuladas. Beleza igual não há.

Arvore umbuzeira, símbolo do sertanejo no Castanho, reserva da caatinga

Trilhas – Na Fazenda Castanho são 1.500 hectares de caatinga preservada e com três trilhas: Observatório, Riacho do Talhado e Cânions do Riacho do Castanho. Caminhos que mostram a importância da vegetação para a sobrevivência de animais como o macaco-prego, lobo-guará, gato-do-mato, jacu, entre outras espécies.

Banheira e piscina, mais um lugar para admirar o Velho Chico no Castanho. Foto do restaurante

Rota Restaurante Castanho

De catamarã ou lancha, o passeio pelos Cânions do Velho Chico acontece todo dia. Embarque no Restaurante Castanha, às 9h, ou na Praia da Dulce (Olho d’Água do Casado) às 10h.

Passeio: Catamarã 130,00 por pessoa com almoço/ R$ 90,00 sem almoço/ O restaurante Castanho funciona todos os dias com sistema de buffet e a la carte – Aceita cartão. Telefone: (82) 99959.1405/ 98814.7070 e 98855.1290

Detalhe do restaurante Castanho em Delmiro Gouveia

 

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Danilo Souza
    5 anos Atrás

    Lugar realmente encantador. Excelente recepção. O SERTANEJO é antes de tudo, além de forte, um gentil, atencioso e agradabilíssimo anfitrião. Parabéns Leleu pela visão empreendedora e visionária. Parabéns aos munícipes de Olho D`Água do Casado, terra de encantos naturais incomparáveis.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/