TOPO
Destaques Maragogi

Maragogi para meditar, comer e viver

Sempre tenho amigos e seguidores que indicam lugares maravilhosos. Assim aconteceu com meu colega de profissão, o jornalista Waldson Costa, que me apresentou, em 2010, a pousada Ecohar, em Maragogi. A proposta era bem ousada para a época, com cozinha vegetariana e vegana, com atividades de meditação, yoga, caminhadas, em suma, o encontro com seu eu, num lugar para paz espiritual.

Forno – Abóbora recheada com legumes, molho e crosta de queijo. É para repetir

Logo no começo, em 2008, por lá, tudo era simples. Apartamentos com ventilador e a cozinha era, e ainda é, o coração da pousada. Com a direção da gaúcha, alagoana de coração, Isabel Sehbe,muita coisa se transformou. A Ecohar está lindinha, como uma casa de praia charmosa, e o mar presente como na mesa da jangada para as três refeições inclusas na diária. O espaço da Yoga é enorme e aconchegante, a piscina, e os apartamentos com ar-condicionado, são um dengo para o corpo.

Restaurante da Pousada Ecohar com mesa de jangada é aberta ao público

Fique ligado, como lá é uma pousada zen, não tem bebidas alcoólicas, mas tem chá, sucos, café e água a vontade. As atividades são yogas, meditação e caminhadas, mas de acordo com o seu tempo. Nos apartamentos não tem televisão, apenas na sala de Yoga.

Kombucha, ainda, Kombuchá, é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá

Cozinha – As panelas de Isabel têm aroma e sabor das ervas, dos temperos (muitos deles indianos) e, o melhor de tudo, a cozinha é aberta para quem deseja aprender com a mestra os segredos da gastronomia Ayurvedica (em hindu, significa ciência da vida). Na dieta vegetariana “Ayurvedica” não entram carnes vermelhas ou brancas. Ela é baseada em frutas, legumes, grãos germinados, temperos brasileiros, indianos e até japoneses.

Isabel na cozinha com seus temperos e uma ilustração dela na yoga

Funcional – As sementes são o destaque da cozinha. As de mostarda preta, cominho e coentro são a base dos condimentos dos alimentos, e todas têm funções bem definidas para uma alimentação saudável. As de coentro são refrescantes, calmantes, e reduzem os gases. As de mostarda têm gosto apimentado, excitante; e as de cominho têm aroma marcante. Em comum, as três são digestivas e realçam o sabor das comidas.

Café da manhã da Pousada Ecohar

Café da manhã – Tapioca, pão, queijo, sucos, café, leite, cuscuz, frutas… Bem regional, mas sem carnes e bem saboroso. E para quem deseja fazer yoga e meditação, as atividades acontecem antes do café da manhã.

Sopa de batata doce

Doce – Uma grata surpresa é a sopa de batata doce, saborosa e fácil de fazer. O tubérculo é cozido com cebola em cubos, um pouco de gengibre ralado e, depois de pronta, batida no liquidificador. Em seguida acrescente a couve (cozida) cortada em tiras e finalize com azeite e pingos de limão. O resultado é leve e refrescante.

vinagrete de banana da terra

Banana – Como a cozinha da Isabel é aberta, eu me atrevi e levei uma receita que pesquei do Del Mare Restobar, da chef da Thaisa Mello. Fiz algumas mudanças e batizei de vinagrete de banana da terra. Se a fruta estiver madura, apenas corte. Se ela estiver mais verdinha, corte em quadradinhos e cozinhe no vapor. Depois acrescente tomate, cebola, azeite, coentro, sal a gosto e pimenta de cheiro picada.

Forno – Abóbora recheada com legumes, molho e crosta de queijo. É para repetir.

Também merece atenção a paella vegna, feita com arroz, pimentões verde, amarelo e vermelho, vagem, tomate, açafrão, azeite de oliva, caldo de legumes caseiro, pimenta- do-reino e sal a gosto. Quando chega à mesa, não sobra um grão para contar a história.

Detalhe do apartamento da Pousada Ecohar

Rota do Ecohar

Pousada –  Diária para duas pessoas: R$ 530 com quatro refeições vegetariana e vegana, água, sucos, chás e café. Também incluso yoga e meditação.

Avenida Senador Rui Palmeira, 359, Maragogi  – Telefone (81) 9974.5976 – (82) 3296.1530 -www.ecoharyogaashram.com.br

Burekas, o mesmo que pastel (de forno) com recheio de berinjela

Detalhe do jardim da pousada Ecohar na praia de Maragogi

Sala de leitura da Pousada Ecohar

Recepção da Pousada vegetariana, vegana e com atividade de bem-estar

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Gabriel Sonde
    5 anos Atrás

    A Isabel é maravilhosa! Nos hospedamos aí em 2016 e amamos! Tudo limpo, confortável e harmonioso! A comida é deliciosa e nem sentimos falta de carne. A pousada tem peças de arte de vários países da Ásia por onde ela viajou! Recomendamos para quem quer um retiro pessoal, ou simplesmente um lugar de descanso e paz.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/