TOPO
Destaques

Penedo, sempre na moda

 

Penedo sempre está na moda, um lugar para ir e ficar, caminhar por suas ladeiras de pedras, visitar as igrejas históricas, apreciar as arquiteturas barrocas e modernas em harmonia. Ah, e o Rio São Francisco beijando a cidade é poesia para o coração. Neste caminho turístico, já é tradição registrar o Restaurante do Hotel São Francisco, a foto da Igreja Nossa Senhora da Corrente e o Velho Chico, o tributo à cidade ribeirinha.

Rio São Francisco e Igreja Nossa Senhora da Corrente em Penedo

O que me leva sempre a Penedo? Tudo, até porque meu pai, Hermílio Inocência de Oliveira, nasceu lá. E, claro, saborear a caranguejada no bar do Jorjão, com 35 anos de história, o jacaré (foto acima) no Restaurante de Nassau, e a galinha caipira com pirão, do povoado de Capela. Outra paixão é o belo trabalho da Pontos e Contos, associação de mulheres que bordam a história, costumes, tradições e lendas em vestuário, cama, mesa e decoração.

Bordados de Penedo é a melhor lembrança de Penedo

Essas meninas valorosas do Pontos e Contos, no próximo dia 19, às 19h, no Largo de São Gonçalo, Centro Histórico da cidade,  vão lançar a nova coleção de roupa feminina inspirada na lendária pedra de São Tomé, cravada na Ilha de São Pedro, em Penedo.

Segundo o blog de Fabricio Vasconcelos, A lenda diz que São Pedro enviou o apóstolo São Tomé para pregar o evangelho nestas paragens e ensinar aos índios o cultivo da terra. E na ilha, ali em frente,  existe um rochedo, a Pedra de São Pedro, onde Sumé (como os da terra chamavam e reverenciavam São Tomé), para provar seus poderes santos, em um ponto bem visível da rocha, deixou o registro de suas pegadas e da ponta de seu cajado.

Nova coleção do Pontos e Contos será lançado no dia 19 em Penedo

Na sua viagem a Penedo, não se esqueça de comprar bordados da Pontos e Contos. Melhor lembrança não há. Telefone: (82) 3551.4491

Jacaré com farofa e molho de pimenta da alagoana Vera, do Forte Maurício de Nassau.

Tradição – O bem receber dos penendenses tem o sabor do jacaré cozido no leite de coco, uma tradição presente nos lares e restaurantes. O réptil, de carne branca, lembra a textura de frango e sabor de peixe. Para acompanhar a iguaria, arroz, farofa com caldo do jacaré e o molho de pimenta de cheiro, cebola roxa e coentro. Quem faz o prato, divinamente, é a alagoana Vera, do Forte Maurício de Nassau. Do bichinho, ela usa o rabo e os “quartos”, que são escaldados, desossados e desfiados. Depois segue para panela com legumes e leite de coco em fogo médio até ficar macio. Para finalizar, o azeite de dendê.

Detalhe: em épocas passadas, o jacaré também ficou conhecido como bacalhau do Rio São Francisco.

Restaurante Maurício Nassau funciona na Casa da Aposentadoria/ Telefone 99981.7047

Próximo a Igreja do Rosário: Caranguejo com pirão no Bar do Jorjão tem coisa melhor?

Do mangue – O bar do Jorjão há 35 anos funciona na casa da família de Nelma Márcia, que comanda a cozinha com maestria e sabor. Em suas panelas é produzida a gloriosa caranguejada com pirão aromatizado com pimenta de cheiro.  O restaurante fica na lateral da Igreja do Rosário, o que já garante sombra e uma brisa agradável. Os caranguejos guaiamum vêm das cidades de Piacabuçu (Alagoas) e Brejo Grande (Sergipe).

Telefone: (82) 3551.5932

Galinha com pirão no povoado de Capela, Penedo

Galinha de Capela – A galinha de capoeira é ave criada livremente, com dieta de milho e farelo. Quando atinge a idade de seis meses, vira a tradição saborosa da galinha guisada com legumes e pirão. A iguaria é a estrela do restaurante Divino Sabor, no povoado de Capela, e quem viaja até Penedo aprecia sem moderação as comidinhas de origem da agricultura familiar.  Quem comanda o empreendimento são as irmãs Aldilene Santos e Maria Luiza. Na cozinha delas a farinha de mandioca é oriunda das casas de farinha e das galinhas de capoeira dos povoados vizinhos.

Povoado Capela, Penedo / Entrando no Portal da Marituba do Peixe/ Telefone: (82) 3558-5307 (82) 99601-5089

Do Rio São Francisco tem a mais bela imagem da cidade histórica

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Fernando Diniz de Andrade
    5 anos Atrás

    Excelentes indicações. Penedo sem dúvida é a cidade histórica mais importante do nordeste!!

  • Sueli
    5 anos Atrás

    Nide, vc recomenda algum caranguejo com pirão aqui em Maceió?!
    Obrigada!

    • Nide Lins
      5 anos Atrás
      AUTOR

      Em Maceió no Kebra Kama, Santo Eduardo

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/