TOPO
Destaques Riacho Doce

Doces de Riacho Doce

As tradições das comidas de milho continuam em cartaz, com sol ou chuva, a exemplo das quituteiras de Riacho Doce que produzem bolos de milho, de macaxeira, pé de moleque, além das tapiocas, grudes e cocadas.Para fazer o bolo de macaxeira,  a raiz é ralada crua e misturada ao açúcar, manteiga, e aos leites de coco e de  gado. Já o de milho, as espigas são raladas, peneiradas e adicionadas ao leite  de coco, açúcar, sal e manteiga. Ambas não levam ovos e nem farinha de trigo.

O grude (foto de cima), também conhecido como malcasado, é a mais singela das receitas tradicionais das Alagoas, é a miscelânea do coco ralado com a massa da tapioca. Quando vira grude nas mãos, é tempo de deitar a mistura na folha da bananeira até assar.

Bolos de macaxeira e de milho de Riacho Doce

O modo de fazer do bolo de milho ou de macaxeira é bem artesanal, primeiro o bolo é batido manualmente com todos os ingredientes. Com a massa pronta, ele  é colocado em uma forma untada para ser cozido na parte de cima do forno de cerâmica e, por fim, vai ao forno a lenha para ganhar a cor dourada.

As tradições das quituteiras são comercializadas na Rodovia AL Norte nos finais de semana e feriados, mas nos dias de segunda e terça-feira,  as irmãs gêmeas Paula Verônica, a Paulinha (grávida, que já deu ao filho o nome de Wenndell Vinícius), e  Polyane  Lívia, nascidas em Riacho Doce, produzem as guloseimas que aprenderam com a mãe.

Para as gêmeas Paula e Polyane:os quitutes de Riacho Doce são a única fonte de renda

Os quitutes de Riacho Doce são a única fonte de renda das irmãs Paulinha e Polyane, bem como a de sua tia Cris.  Elas ficam horas ao calor do forno de  barro, mantendo a tradição viva em uma cozinha artesanal,  mas com qualidade e sabor.

Fatias dos bolos de macaxeira embalados

A produção de bolos, tapiocas, pé de moleque, beijus, grude e brasileiras começa antes mesmo de o sol nascer. Às 10 horas as iguarias saem do forno de barro  e vão ser vendidas nos tabuleiros às margens da Rodovia AL-101, defronte a igreja Nossa Senhora da Conceição. Preço, a partir de R$ 3,00 (por unidade)

Cris, quituteira tradicional de Riacho Doce

Visits: 0

«

»

9 comentários
  • Lucelene Berlezi
    6 anos Atrás

    Nosa deve ser umas delícias esses doces q vontade de comer gostaria de receber as receitas por e-mail

  • Célia Maria de Carvalho Sousa
    6 anos Atrás

    Também trabalho na rua. vendo salgados e bolos e achei muito bonito seus bolos esses são aqueles que agente come primeiro com os olhos depois var ver o sabor

  • Lucia
    6 anos Atrás

    Tenho desejo de ver as receitas do riacho doce.
    Imagens lindas, estou salpicando.

  • [email protected]
    6 anos Atrás

    Adoro comidas da roça

    • Nide Lins
      6 anos Atrás
      AUTOR

      Boa noite, de Maceió

  • Roseane marinho
    6 anos Atrás

    Olá bom dia, gostaria de saber o endereço vcs são syao em São Paulo ?

  • Amaro
    6 anos Atrás

    Sempre compro quando vou à Paripueira, mas não me recordo das meninas. Elas ficam na pista (AL-101), ou mais pra dentro?

    • Nide Lins
      6 anos Atrás
      AUTOR

      Amaro, boa noite, existe um forno nos fundos da igreja, que é da família da Cris, e eles fazem os quitutes lá

      • Amaro
        6 anos Atrás

        Obrigado, irei esse final de semana.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/