TOPO
Destaques Mais lidos

Lolita sem Glúten e seus mais de 10 mil acessos

 

A gastronomia sem glúten cada vez mais ganha adeptos. No meu blog ela bomba. No mês de junho, a postagem margaridinhas sem glúten, vício bom, ganhou 10.499 acessos. Com 1.600, o Dog & Co, com a deliciosa salsicha artesanal, ficou em segundo lugar. A casa também tem a primeira salsicha vegana de Maceió, não deixem de provar. Em terceiro, a postagem Sorriso eterno da Socorro teve 1.130. O texto é uma homenagem a esta dama da gastronomia que partiu.

Vamos recordar os mais acessados de junho de 2018:

Lolita Sem Glúten

Nutricionista Gabriela aprendeu a cozinhar sem glúten para comer com prazer

Fiquei fã das margaridinhas preparadas à base de amido de milho, farinha neném e queijo parmesão. Depois de mais de um ano, finalmente entrevistei Gabriela Quintella, dona da marca alagoana Lolita sem Glúten. A nutricionista descobriu que é celíaca em 2015 e, ao mesmo tempo, percebeu que a gastronomia sem a farinha de trigo não era tão saborosa. Foi quando decidiu estudar, pesquisar e adaptar receitas tradicionais.  “Comida precisa de sabor, então busquei isso”, diz a nova empresária.

Na postagem, alguns leitores pediram receitas, mas como diz, Luciana, seguidora do meu blog, esclareceu bem: “Quem acompanha as reportagens da Nide, sabe que ela não posta receitas. As reportagens são para termos conhecimento de onde encontrar o que nos interessa. Conheço os produtos da Gabriela e são muito bons, porém ela não tem obrigação de fornecer suas receitas. É o negócio dela. Por exemplo, quem aí tem a receita do pão de queijo da Amara?”.

As margaridinhas sem glúten, as melhores da cozinha da Gabriela

As comidinhas da Lolita Sem Glúten tem o empenho da alagoana, que envolve pesquisa, testar ingredientes. Assim nasceu a empresa. Seu novo negócio foi pensado para quem precisa viver com restrições. Mas ela nos cedeu uma receita (veja no final da postagem), e dicas de endereços online onde pode encontrar receitas: Viver Sem glúten por Paula Martins/ Delícias sem Glúten/

Produtos sem glúten por encomenda – Whats: (82) 99115 8835 Gabriela Quintella Arroxellas –  Não faz entrega.

Biscoitinhos com chocolates, a gente come brincando

Dog & Co – A antiga Amélia Rosa (adoro este nome, acho mais poético), é destino certo de quem procura bares e restaurantes. Por lá, as opções são a perder de vista. Pois bem, nesse celeiro da gula tem novidades, a Dog & Co, uma casa com sanduíches no estilo hot dog, conhecidos como cachorro quente, contudo, bem diferentes. São dois tipos de salsichas artesanais, uma vegana, e molhinhos para incrementar os sabores.

Dog & Co: Todas as dicas da casa são boas, difícil, escolher a melhor de todas

A nova casa também oferece dois tipos de pão: o brioche e a baquete, ambos de 20 cm. No cardápio do Dog & Co as salsichas são as mais típicas do mundo, Swiss Dog (levemente defumada e bem macia) e a Frankfurt (mais defumada e tenra). A terceira é a vegana, a base de grão de bico, cenoura, beterraba e especiarias. De qual gostei? De todas. Literalmente, comi com gula, as salsichas que são cozidas e grelhadas. Os molhinhos? Adorei todos, em especial o de chilli (carne moída) e a maionese de cenoura, que é show de bola.

Rota Dog & co

Preço único dos dogs – R$16,90 / com porção de batatas fritas R$ 20,00/ Aceita-se cartões/ Horário:  Quarta e quinta das 18h às 23h30 • Sexta e Sábado das 18h às 02:00 • Domingos 18h às 23h

Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 526 – Jatiúca

Na foto Felipe Brasil, a Lu ao lado da Socorro e as famosas patolas do bar

Bar da Pata – Na Copa do Mundo de 2014, Socorro se vestiu de verde e amarelo, armou um telão para nenhum fã perder um lance da seleção brasileira. Ainda fez sorteios e rodadas de caldinhos da pata de úça por conta do Bar do Pata. E assim, a alagoana de São Miguel dos Campos, circulou entre as mesas, distribuindo alegria. Ela  vivia e respirava o Bar da Pata, o boteco mais famoso do Farol. Mas foi na Copa 2014, que descobriu que tinha câncer. Durante quatro anos lutou bravamente contra o inimigo, mas no sábado, 16 de junho de 2018, um dia antes da estreia do Brasil no mundial, ela partiu.

Socorro, uma das damas da gastronomia alagoana. Foto: Felipe Brasil

Na primeira e segunda edição do livro Roteiro da Gastronomia Popular Alagoana, o Bar da Pata está presente. No meu novo livro, e o primeiro de Receitas das Alagoas, que será lançado no dia 25 de junho, as 18h, nos jardins do Palácio do Governo, o estabelecimento também tem espaço cativo no capítulo sobre cozinha de botecos, com a receita da Ova de Peixe na manteiga de garrafa.

Foto produzida da ova de peixe para meu livro Receitas das Alagoas

Bar da Pata é parte da nossa história, e continuará sendo, porque estamos com Lu para manter viva a memória saborosa da casa, que é patrimônio da felicidade de Maceió.

Bar da Pata: De terça à quinta, das 15h00 até meia noite – De quinta à sábado, das 11h00 até meia noite/ Rua Gonçalves  Dias, 222 Farol. Depois do Colégio Sofia Madalena e do Banco do Brasil, primeira à esquerda. Mais informações no 3326.1024/ Aceita cartões de crédito e débito.

 Bolo de banana sem Glúten

Receita Bolo de Banana

(Rende 1 unidade Grande)

Ingredientes:

8 (390g) bananas pratas bem maduras

3 (80g) colheres (sopa) de Becel

1 ½ (270g) xícara de açúcar

3 ovos (separar as claras das gemas)

200g de maisena (se a massa ficar muito mole acrescentar mais um pouco)

1 (5g) colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 (14g) colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Amasse as bananas e reserve. Bata as claras em neve e reserve.

Em uma tigela, bata as gemas, o açúcar e a margarina até formar um creme. Acrescente as bananas e aos poucos a maisena.

Adicione o bicarbonato de sódio e o fermento. Envolva delicadamente às claras (sem bater).

Coloque em forma untada com margarina e açúcar, depois leve ao forno por aproximadamente 45 min.

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/