TOPO
Botecos Destaques

Pirão, xodó do nordestino

 

Em janeiro de 2017, graças ao meu seguidor, o advogado Edvaldo Maiorano (@maioranoadvocacia), conheci a Casa do Pirão, no bairro de Cruz das Almas. O lugar, mesmo com poucas mesas, encheu e a casa fez sucesso. Afinal, nordestino ama pirão. Em maio deste ano, o  estabelecimento mudou para o bairro da Jatiúca. Das 12 mesas iniciais, hoje são 35, além de mais funcionários e novidades no cardápio, como sarapatel de porco, fava, mocotó…

Minha paixão continua com o pirão de carneiro guisado. Carne macia e pirão encorpado… Perfeito. Também provei a fava, novinha em folha, com caldo, na companhia da galinha velha, que também é do meu agrado. Em terceiro lugar, o pirão de chambaril, colorido pelos legumes. Tempero simples, sem exageros, a Casa do Pirão apenas mudou de endereço e continua com uma cozinha zelosa.

Fava com galinha velha da Casa do Pirão

O bacana é que você tem “um pirão pra chamar de seu”, porque as porções são individuais e na medida certa. Sem discussões à mesa, ou seja, podemos escolher o nosso predileto e até mesmo compartilhar.

Família –Quem comanda o empreendimento é família da pernambucana Maria José da Silva. “Eu faço tudo de manhã, depois minha família assume o fogão e as panelas”, diz a pernambucana, da cidade do Brejo da Madre de Deus.

Rabada com pirão

Há mais de 21 anos, Maria trocou o Brejo da Madre de Deus pela cidade alagoana de Jacuípe. No ano passado, a convite da neta Amanda Cris, veio morar em Maceió. Junto com a família de cinco pessoas, ela abriu o pequeno empreendimento “Casa do Pirão”. “Aprendi a cozinhar quando tive filhos e, no final de semana, a gente fazia pirão para reunir a família”, contou.

Casa do Pirão, o nome já diz tudo. Tem nas versões: galinhada, cozido (chambaril), rabada, carneiro e carne de sol (com pirão de leite) .

Sarapatel de porco da Casa do Porco

Rota Casa do Pirão

Preços dos pratos com pirão, arroz e salada, a partir de R$15,00/Aceita-se cartões

Rua Abdon Assis Inojosa Andrade n 17 Jatiúca/ Funciona de terça a domingo, das 11h às 16h/ Telefone: (82) 9 91037693

 

Amanda na fachada da nova Casa do Pirão no bairro da Jatiúca

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/