TOPO
Destaques Tradição

Choveu, tem tanajura no prato

 

 

Estava em São Paulo quando recebi uma ligação de seu Frazo. Muito feliz, o alagoano me diz: “Dona Nide, tem tanajura!” . Agora, repasso o recado para os fãs das formiguinhas de assas e bunda avantajada, elas estão em cartaz no Bar do Frazo, na cidade de Porto Calvo. No ano passado eu publiquei a primeira postagem sobre as formiguinhas, o manjar dos  índios, que continua presente na mesa dos alagoanos.

Tanajura no copinho, medida certa para petiscar

As famosas formigas tanajuras, fritas na manteiga e servida com farinha, é uma tradição do Bar do Frazo, em Porto Calvo. Bom, se perguntarem se eu tive coragem? Tive sim. E o sabor? Esta foi a parte mais difícil, o paladar assemelha-se à carne suína, afinal, a chamada “bunda” da tanajura é gordura pura. Já outras pessoas dizem que o gosto lembra paçoquinha, amendoim… Talvez pela fritura.

Mas, atenção: tanajura só sai do formigueiro em época de chuva forte, trovoada, e quando São Pedro manda bem, e aí as crianças vão à luta, afinal, elas são os fieis fornecedores do Bar do Frazo. O quilo das formigas chega a custar R$ 50,00. Elas chegam ainda vivas na cozinha, onde se retira a cabeça e as asas e, em seguida, são limpas na água corrente e temperadas com limão, sal e vinagre. O processo final é a fritura, que pode ser banha, margarina ou manteiga, até ficar bem torradinha. Pronto, então é só guardar em um recipiente de vidro e fechar bem.

Frazo com seu deposito de tanajura, tradição de Porto Calvo

Quando perguntei ao dono do Bar, Euflávio Buarque de Lira, qual sabor que ele sente, riu e me disse: “gosto de formiga”. Conhecido como Frazo, desde menino que caçava as tanajuras para os pais prepararem e comerem com farinha ou no pão seda. “Hoje não pego mais, não tenho mais idade para isso, mas na infância era divertido. A gente levava uma bacia com água e as colocava dentro para elas não subirem pelas nossas pernas, e as mordidas eram muitas”, lembra, rindo.

Então, fica a dica; a chuva que molha o chão também traz a tradição indígena para a nossa mesa.

Tanajura frita uma tradição indígena

Rota Bar do Frazo

Para saborear a tanajura é preciso ligar antes, para confirmar se tem. Preço: R$ 10,00, o copinho pequeno. Não aceita cartão.

Rua Henrique Dias, S/N, centro (próximo a Ceal)/ Telefone: 82 99185-5458.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Jonathan
    1 ano Atrás

    Show de bola

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/