TOPO
Destaques Turismo

Porto de Pedras, porto de felicidades

 

Quando criança, lembro-me de que para chegar até a cidade praieira de Porto de Pedras era preciso seguir por uma estrada de barro. Era tão longe, que dormia no carro. Mas, chegando lá, a praia, calminha, alegrava meu coração, pois morria de medo das ondas, acha que elas iriam me engolir. Toda vez que viajo até lá, as recordações povoam a minha mente.

A praia de Lages também traz recordações de paz. No ano de 2016, escrevi no blog: “Não esperei a noite de lua cheia, embarquei mesmo sem ela. Tinha tantas estrelas no céu para apreciar. Lá no horizonte, distante apenas os barquinhos de pesca com seus pontos cintilantes encandeando os peixes agulhinhas”. Assim, o anoitecer seguiu embalado pelo vinho, conversas e uma paz espiritual na então Casa Rota Ecológica, hospedagem de temporada, mas em 2017 virou pousada. E o café da manhã é um bom despertar para curtir a praia serena.

A beleza da Praia de Lajes no passeio das piscinas naturais

No café da manhã regional, amei a tapioca (sequinha) com coco ralado e o cuscuz de milho, também com coco ralado fresquinho. Nessa época de manga, o suco de manga espada é um espetáculo, mas reserve espaço  no estômago para provar os quitutes da Maria.

Arroz de polvo da Pousada Casa da Rota Ecológica

Leite de coco – O arroz de polvo é a estrela da Pousada Casa Rota Ecológica. A dona da pousada, Fátima Torres, conta que os hóspedes encomendam na véspera, ou já chegam perguntado sobre o polvo nos grãos misturados no leite de coco caseiro.

Polvo a vinagrete, nota mil

Sem leite – Mas confesso que fiquei dividida, porque o polvo no vinagrete é show de bola. O molusco marinho vem escoltado com torradas e é bem temperado e macio. Nota mil.

O charme da Pousada Casa Rota Ecológica

Reforma – A casa de veraneio da família Fátima virou pousada com  oito  apartamentos confortáveis.Nos quartos as camas são boxes e confortáveis, ar condicionado,chuveiro elétrico,tv e Netflix. Não tem piscina, mas com o mar aos seus pés nem precisa.

O filho Gabriel e mãe Fátima agora compartilham as boas lembranças da casa

História

Gabriel, filho de Fátima, fez uma verdadeira campanha para que a mãe desistisse da ideia de vender a casa. “Os filhos não vinham mais como antes, então pensei em vender”, contou.  Devido ao apelo sentimental, e para o bem da humanidade, a ideia foi esquecida.

“A casa guarda lembranças do meu pai. Lembro-me dele deitado na rede, tocando violão. Adorava conversar com o povo daqui. Nas férias, a gente se mudava pra Lajes. É a minha história e a história da família. Não quis me desfazer e ainda  tinha o sonho de oferecer o local como uma opção de turismo na cidade”.

Detalhe do apartamento da pousada em Porto de Pedras

Fátima Torres faz toda a diferença na pousada. Apaixonada pela casa, a praia, o sol, lá ela é mais do que a dona do estabelecimento. É amiga. E as comidinhas da Maria e a simpatia da equipe conquistam. Difícil é a despedida. Tanto que os hóspedes, ou melhor, os amigos, sempre retornam.

Piscina natural de Porto de Pedras

Piscina Natural

Na praia de Lages, o pescador Efigênio Bento chega antes da maré baixa para esperar os turistas e navegar até as piscinas naturais de Porto de Pedras. Nascido na praia, ele é pescador de mergulho, mas sua profissão é de comandante de um singelo barco a motor, onde cabe até seis pessoas.

Muito sorridente, o alagoano conta que fez curso do Sebrae para atender bem o turista para que ele retorne e indique a cidade de Pedras. Durante o passeio, Efigênio conta que é pescador de linha e de mergulho e seu peixe predileto é o robalo. “Aqui tem muito peixe bom. Tainha, serra, xareu…”.

Pescador e comandante do barco, Efigênio

Lá, o mar azul da cor do céu tem os corais mais bonitos que já vi em todo o litoral Norte. O passeio de barco até às piscinas depende da maré baixa, e o tempo de permanência é de cerca de 2 horas. Lembrando que quando a maré começa a subir é tempo de retornar à terra firme. No percurso da piscina Salvador, dá para assistir o espetáculo da pesca artesanal, como ver o cesto cheio de peixinhos, e polvo. Até tentei comprar, mas sem sucesso. No dia de domingo, o polvo já tinha destino: a cozinha do pescador.

Já pensou em navegar na praia de noite e sem lua cheia? Vá sem medo, porque é para apreciar a pesca do peixe agulhinha. Basta um facho de luz e elas pulam no barco. Leve o isopor, negocie com o pescador para tratar, e seja feliz.

A chef Maria Paixão com o belo exemplar do peixe cioba direto do mar para cozinha

Rota Pousada Casa Rota Ecológica

Diária para casal com café da manhã, a partir de R$ 380,00 (baixa temporada).

Passeio da piscina natural de Porto de Pedras: R$ 50 por pessoa/ Telefone do Efigênio: (82)99660.1406/ Ponto de partida – em frente a Pousada Casa Rota Ecológica, Praia de Lages

Povoado de Lages, S/n, Porto de Pedras –  Telefone 82-99444-0416

Piscina natural, melhor passeio de Alagoas

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/