Robalo, polvo, camarão, lagostim, carne de sol, feijão verde… Todos esses ingredientes sagrados da cozinha alagoana cabem nas panelas da Casa Cor e podem ser degustadas até o dia 10 de dezembro próximo, no ambiente do Bistrô 200, sob a regência de dois chefs bacanas, Ricardo Arroz (Rice’s Hot Dog) e Braga Neto(Empório do Horto).
Esses meninos estão dando show de sabores com leveza, elegância e criatividade, a ponto de deixar a gente em dúvida de como iniciar a viagem gastronômica em homenagem aos 200 anos de Alagoas: com carpaccio de carne de sol ou mix de frutos do mar?Eu amei os dois, então reúna os amigos e família para compartilhar as gostosuras das comidinhas dos chefs Ricardo Arroz e Braga Neto.
Do Mar – Camarões, lagostins e, com muito louvor, o polvo bem macio incrementado com soyo e açúcar mascavo. Para escoltar a belezura do mar, batatas doces na manteiga de ervas.
Finíssima – As fatias de carne de sol são finas, temperadas no azeite, cebolas caramelizadas e pão caseiro do Empório do Horto para combinar com o carpaccio nordestino.
Mistura fina – O arroz italiano arbóreo ficou danado de bom na mistura de feijão verde (novinho em folha), queijo coalho e cubos de carne de sol. O grão é cozido no caldo de legumes e o azeite para arrematar o sabor final do Baião de Dois.
Peixe – O filé de robalo temperado no sal e ervas vem deitado nas batatas doces e o camarão vila franca dando charme e sabor ao prato. Destaque para as rodelas de cebolas finas no azeite para acompanhar folhas verdes e o tomate seco fabricação do Bistrô 200.
Nosso – O brownie da Zefinha é nota 10, o bolinho de chocolate vem com recheio de café. Para completar a obra, sorvete de creme e farofa de castanha.
Viagem pelas Alagoas
As arquitetas Fabíola Carnaúba e Paula Wanderley, inspiradas nos 200 anos de Alagoas, projetaram o ambiente que representa a nossa cultura e a nossa terra, como as famosas quartinhas de barro das feiras livres e mercados nas cidades alagoanas.
O ambiente do Bistrô faz um passeio pela pelas regiões do Estado. O litoral está representado na fotografia de Dorgivan Ayres, as samambaias mostram o pouco de mata atlântica. As feiras livres, comércio característico de todo interior, estão representadas no painel de palete de eucalípito de reflorestamento, os arranjos das mesas são com cactos representando o nosso sertão. E para conscientizar sobre a preservação e defesa do rio São Francisco, isso está enfatizado nos painéis acústicos pendurados no teto e na lã colocada atrás do painel, ambos feitos de garrafas pets retiradas do meio ambiente.
Rota Bistrô 200 Casa Cor
Bistrô 200 está localizado no Espaço de Eventos da Casa Cor e a entrada é gratuita.
Preços das entradas a partir de R$ 10 até Prato principal a partir de R$ 24,00 (individual). Aceita-se cartões
Funciona de terça a sábado das 16h até 22h/ Domingo das 14h até as 20h
Shopping Parque Maceió
Visits: 10
alagoas 200 anoscasa corcomida nordestina. tradições alagoanas
1 comentário
Aristeu Barbosa da Silva
7 anos Atrás
Ótima reportagem Nide. Concordo contigo. Adorei as suas sugestões. Só acrescentaria que lá também tem ótimas opções de vinhos com preços bem bacanas. Um abraço !