TOPO
Destaques Turismo

Mar Vermelho, pedacinho de Minas, da Suíça….

 

Escrevo com saudades do frio do final de tarde, do chocolate quentinho, do fogão à lenha cozinhando a costelinha suína, da prosa saborosa de Adeildo Barbosa e de sua amada  Anaelia Camargo que vivem, ou melhor, sonham nas serras da cidade de Mar Vermelho. Lugar lindo e com sabores de Minas Gerais, quem se aconchega por lá, nas redes do sítio do casal, deseja ficar por ali no alto da colina sem tempo de ir.

Esse pedaço de chão do casal Adeildo e Anaelia é o restaurante Serras Alagoanas, uma das estrelas de Mar Vermelho, conhecida como a Suíça Alagoana, que realiza o Festival de Inverno. Mas independente do evento, a cidade alagoana é um destino com sabores, trilhas e cachoeiras para qualquer estação.

Melhor chocolate quente de Alagoas tem o segredo da mineira Anaelia

Antes de adentrar sobre o Festival de Inverno de Mar Vermelho com dicas de onde ficar e comer, vamos viajar pelo Restaurante Serras Alagoanas de tradições mineiras.

A cidade de Mar Vermelho é pequenina, logo na entrada tem o Cristo Redentor, próximo onde será montado o palco do Festival de Inverno. Quando lá cheguei e perguntei sobre o Restaurante Serras Alagoanas, todo mundo logo dizia: “É da Anaelia, é só subir a Serra”. E assim seguimos por uma estrada de barro sentindo o friozinho das montanhas bem verdinhas.

Quintal verde do restaurante Serras Alagoanas

Quando aportei no restaurante Serras Alagonas, fui recebida com um abraço de Anaelia e um aperto de mão de Adeildo. Começamos nossa prosa com cafezinho torrado na casa, bolo de milho e pãozinho de queijo, bem ao estilo mineiro da matriarca. O restaurante funciona nos finais de semana e feriados e abre em outra data se houver reserva  para o mínimo de 10 pessoas.

Da roça – Boa parte dos ingredientes da cozinha de Anaelia é do sítio, como carneirinho, galinha, manjericão, alfavaca, alecrim, salsinha, cebolinha… Apenas a carne suína vem dos criadores da região.

Torresmo antes de ir para o forno a lenha. Ô trem bão sô!

Panela de ferro – O torresmo é uma das beldades da casa, bem sequinho e crocante, ele é frito em um tacho na banha de porco.

Costelinha suína no forno a lenha da cozinha do Serras Alagoanas

Fogo à lenha – Além da costelinha de porco, a galinha caipira guisada rende um delicioso pirão de lamber os beiços.

Galinhada, tradição mineira

Misturado – A galinhada, tradição mineira, é o arroz misturado aos pedaços da ave com milho e  temperos mineiros.  Gostei tanto que fiz uma quentinha e trouxe para Maceió.

Mesa farta com comidinhas da roça

Mesa farta– Na cozinha de mineiros tem sempre abundância, tutu à mineira, feijão tropeiro, arroz soltinho e salpicão.  Essas gostosuras são os acompanhamentos das tradições.

Doce de mamão com queijo coalho, ambos produção artesanal

 Doces – O preferido de Anaelia é o de mamão em lascas (também gostei, porque lembrou laranja). Para acompanhar, queijo coalho produzido por Adeildo.

Doce de leite artesanal, melhor lembrança de Mar Vermelho

Fresco – Não deixe de provar o doce de leite, talhado ou de ambrosia que é gostinho de Minas Gerais. O leite é retirado das vacas do sítio, portanto sem química, além do frescor é preparado no fogo à lenha. Trem bão!

Pela trilha de Mar Vermelho a beleza é farta

Caminhos – O ponto de partida das trilhas de Mar Vermelho é no restaurante Serras Alagoanas e o próprio guia é o Adeildo, que desde menino fazia o roteiro de 5 ou 10km para viver a natureza e tomar banho de cachoeira. Lembrando que, para trilhar novos caminhos é preciso agendar.

Gente maravilhosa: Anaelia e Adeildo no sitio em Mar Vermelho

Simplicidade – Anaelia nasceu na cidade de Pará de Minas, começou a trabalhar com sete anos de idade lavando pratos com auxílio de um banquinho para poder alcançar a pia. Como perdeu os pais, seguiu destino para São Paulo onde trabalhou como cozinheira em casas de família e foi lá que ela conheceu o alagoano Adeildo.

Amor à primeira vista, o casal viveu um bom tempo em São Paulo, até descobrir a gravidez das gêmeas Gerusa e Geovana, quando então decidiu retornar para terra prometida. Aos poucos, exatamente cinco anos, Serras Alagoanas é o coração pulsante de Mar Vermelho, com sua beleza incomum.

O Cristo da cidade de Mar Vermelho

 

Rota Mar Vermelho

Restaurante Serras Alagoanas: Sitio Durão , Zona Rural. Telefones. (82)99920-8711/98222-6804/ Preço de R$ 20,00 até 30,00 por pessoa (almoço)

Visits: 0

«

»

12 comentários
  • Cidadao
    7 anos Atrás

    Mais uma vez os meus parabéns a você Neide, por divulgar as riquezas desta terra.

  • José Ranulfo Correia
    7 anos Atrás

    Este restaurante deve ser bastante atraente principalmente pela comida caipira mineira, a galinha caipira ao molho pardo com angu e quiabo e arroz branco ou trem bom sou e aquela pinga boa não sobra nem pros cachorro tadinho dos bichinhos que só ficam olhando.

  • José Ranulfo Correia
    7 anos Atrás

    para se tomar uma caipirinha com canjiquinha e suam de porco bem temperada, fala não uai ou trem xonado já estou lambendo os beiços fui.

  • EX ELEITOR
    7 anos Atrás

    MIM FALE UMA COISA COMO ANDA A EDUCAÇÃO NESSA CIDADE, POR QUER PARA MIM A COISA MAS IMPORTANTE É A EDUCAÇÃO PORTANTO DEIXE DE BLÁ, BLÁ BLÁ.

    • Larissa
      7 anos Atrás

      É “me fale”. E não “mim fale”, pessoa interessada na educação alheia

    • kkkkkkkkkk
      7 anos Atrás

      “Mim fale” o “por quer” da caixa alta, que na internet representa alguém gritar … isso “por quer” a educação é a coisa “mas” importante … tá serto !!!

    • Prof.Mota
      7 anos Atrás

      Boa noite És eleitor,seja também bem vindo a nossa cidade.Um abraço#Prof.Mota

  • Florival Félix
    7 anos Atrás

    a comida e maravilhosa vale apenas conhecer o atendimento é dez cantinho aconchegante tudo de bom eu conheci fiquei encantado cerveja geladíssima quem for ao festival de inverno tem que conhecer o restaurante Serras Alagoanas

  • Flávia
    7 anos Atrás

    Realmente gente! estive em Mar Vermelho e é uma cidade maravilhooosa e linda, e no inverno então noooossa!!! tudo verdinho, se mamãe deixasse, dinheiro desse, eu voltaria pra este frio gostoso.
    Recomendo! 😉

    • Prof.Mota
      7 anos Atrás

      Olá,obrigado pelo elogio verdadeiro quanto a nossa cidade, seja sempre bem vinda#Um Forte abraço com Jesus#Prof.Mota#Mar Vermelho-AL#Orgulho de morar aqui.

  • Marivaldo Vitório Mota
    7 anos Atrás

    Olá.Boa noite.Quero parabenizar a Senhora Nide Lins pela brilhante homenagem a nossa querida cidade de Mar Vermelho-AL,mais conhecida como a”Suíça Alagoana”.Há muito tempo que não via e nem lia coisas boas sobre o que realmente acontece em nossa cidade.Quanto aos Proprietários do Restaurante Serras Alagoanas,tudo isso é verdade sim , quanto ao acolhimento, a comida e tudo do que foi falado.Já conheço a cidade há 15 anos,desde que casei com a minha Esposa Maria José de Araújo Mota(DUDI),filha de seu Antonio Araújo(Mais conhecido como Tonho Coco) e Dona Maria Josefa de Araújo,pessoas de bem,toda a família são dignos de homenagem.Agora já fazem quase dois anos que moro fixo aqui.Costumo dizer que sou:”Cidadão de Mar Vermelho-AL com Ônus e Bônus.Dentro desse contexto não poderia deixar de mencionar o nome de duas pessoas distintas cada um no seu ofício, o a primeira nada mais e nada menos, estamos falando do Seu Neto Lins, para me o Historiador da cidade, sem palavras para homenagear quanto a sua pessoa e o seu profissionalismo, a outra não menos importante, estou me referindo ao grande Poeta Popular Joaquim Veríssimo, mais conhecido como Joca o Poeta Matuto.Quanto ao V Festival de Inverno que foi citado pela Nobre Nide Lins,é uma maravilha e que tem crescido há cada ano, mesmo precisando de mais investimentos por parte da Atual Gestão em todos os sentidos, principalmente em Obras relacionadas ao turismo e Geração de Emprego e renda.Fico muito feliz em saber que todos têm contribuído para fazermos a nossa cidade Referência Nacional e quem sabe um dia Internacional,basta que os Futuros administradores/as, não pensem pequenos quanto ao fazer uma Política voltada para o bem estar da Comunidade e não apenas para interesses Partidários e Pessoais.Sonhar nunca é demais.Um forte abraço do amigo Municipalista Professor Marivaldo Mota#2020#Deus proverá tudo.Deixo para reflexão:”Sonho que se sonha é apenas um sonho,mas, sonho que se sonha juntos torna-se realidade”Do Maluco Beleza-Raul Seixas.Mar Vermelho-AL, 10 de agosto de 2017.

  • Marco Batinga.
    4 anos Atrás

    Chegando em Mar Vermelho para chegar ao restaurante, logo após o pórtico da cidade, entra a direita ou vai reto atravessando toda a cidade e acabando o calçamento pega esquerda na principal ou vira a direita subindo? Vou uma a duas vezes por ano à cidade e não sabia da existência do Serras Alagoanas. Informe o atual preço dos pratos para casal e se além de galinha, carne de carneiro e porco há outros como camarão, churrasco de boi e peixe. Abraço ao casal.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/