TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Bolos de Riacho Doce

Dia 29, São Pedro, oficialmente se encerram os festejos juninos. Agora é aguardar 2018 para cair novamente no  forró, acender fogueiras, dançar coco de roda, soltar fogos… Mas as tradições das comidas de milho continuam em cartaz, com sol ou chuva, a exemplo das quituteiras de Riacho Doce que produzem bolos de milho, de macaxeira, pé de moleque, além das tapiocas, grudes e cocadas.

Para fazer o bolo de macaxeira,  a raiz é ralada crua e misturada ao açúcar, manteiga, e aos leites de coco e de  gado. Já o de milho, as espigas são raladas, peneiradas e adicionadas ao leite  de coco, açúcar, sal e manteiga. Ambas não levam ovos e nem farinha de trigo.

Bolos de macaxeira e de milho de Riacho Doce

O modo de fazer é bem artesanal, primeiro o bolo é batido manualmente com todos os ingredientes. Com a massa pronta, ele  é colocado em uma forma untada para ser cozido na parte de cima do forno de cerâmica e, por fim, vai ao forno a lenha para ganhar a cor dourada.

As tradições das quituteiras são comercializadas na Rodovia AL Norte nos finais de semana e feriados, mas nos dias de segunda e terça-feira,  as irmãs gêmeas Paula Verônica, a Paulinha (grávida, que já deu ao filho o nome de Wenndell Vinícius), e  Polyane  Lívia, nascidas em Riacho Doce, produzem as guloseimas que aprenderam com a mãe.

Para as gêmeas Paula e Polyane:os quitutes de Riacho Doce são a única fonte de renda

Os quitutes de Riacho Doce são a única fonte de renda das irmãs Paulinha e Polyane, bem como a de sua tia Cris.  Elas ficam horas ao calor do forno de  barro, mantendo a tradição viva em uma cozinha artesanal,  mas com qualidade e sabor.

Fatias dos bolos de macaxeira embalados

A produção de bolos, tapiocas, pé de moleque, beijus e brasileiras começa antes mesmo de o sol nascer. Às 10 horas as iguarias saem do forno de barro  e vão ser vendidas nos tabuleiros às margens da Rodovia AL-101, defronte a igreja Nossa Senhora da Conceição. Preço, a partir de R$ 3,00 (por unidade)

Cris, quituteira tradicional de Riacho Doce

«

»

4 comentários
  • Júlio Camerino
    4 anos Atrás

    Os bolos mais deliciosos do mundo! Sabores inconfundíveis!

  • CRISTIANE FELIPE DO NASCIMENTO
    2 anos Atrás

    estou longe de alagoas, morrendo de sudades dessas delicias, será que alguem poderia me passar receita de brasileira, pra mim tentar fazer . to morrendo de vontade de comer brasileira. por favor .

    • Nide Lins
      2 anos Atrás
      AUTOR

      Cristiane, qual receita vc quer, no blog tem algumas. Aguardo sua reposta

      • CRISTIANE FELIPE DO NASCIMENTO
        2 anos Atrás

        gostaria da receita de brasileira. obg

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.