TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Xaréu, versão japonesa

 

Que tal esquecer o salmão por alguns momentos e apostar nos peixes dos nossos mares? Recentemente provei o xaréu (foto), peixe de corpo alongado, carne vermelha, e de textura mais tenra. Tradicionalmente, o comemos frito, mas o bichinho do mar é maravilhoso na versão japonesa: sashimi de xaréu, uma belezura. Quem faz bem o sashimi é o chef Roger Lima. Já​ falei desse bom rapaz na minha primeira postagem, em março deste ano, com o título: Sururu de capote, “japonesou”!

A beleza Xaréu com fios prateados

Roger Lima comanda o restaurante japonês contemporâneo  Hatsu Izakaya e, para incrementar o peixe, preparou molho chimichurri oriental, com shoyu, ervas, limão e outros ingredientes. Muito saboroso. A proposta do restaurante é de provocar novas sensações ao paladar com os peixes pescados em Alagoas, e tem dado muito certo. Nessa lista entra também o robalo, agulhão… Quando o mar está bom para peixe, é só perguntar ao chef Roger, qual o peixe do dia e ser feliz?

Polvo espanhol com beterraba no maracujá de mel

Os importados também têm seu lugar cativo, a exemplo do polvo espanhol. Grande, parece que lá, ele teve tempo de crescer, pois os seus tentáculos são bem nutridos. São fatiados e podem ser servidos com o mesmo molho chimichurri oriental.

No começo, o Hatsu Izakaya só atendia com reservas. Agora é só chegar, sentar e começar o ritual de experimentar outros peixes dos mares alagoanos no tempero japonês e sentir-se​ leve.

Vieira canadense continua um espetáculo de sabores

Rota Hatsu Izakaya

Preços: De R$13,00 até R$ 120,00 – Aceita-se cartão

Funciona de terça a domingo das 19 até as 23h/ Edifício Facilities: Rua General Saleiro Pitão, 1037, Ponta Verde/ Telefone: 3028-2242

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Flavio
    2 anos Atrás

    Bom dia. Essas fibras brancas do xaréu dá para mastigar?? Pelo que eu entendo isso é duro.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/